https://emac.autosolucoes.pt/

Mário Passos toma posse como Presidente da Câmara no dia 10 de outubro

Mário Passos toma posse no próximo domingo, dia 10 de outubro, como o sétimo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão da III República, sucedendo a Paulo Cunha que exerce o cargo desde 2013.

A Assembleia Municipal de tomada de posse dos membros eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal está marcada para as 16h30, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, sendo esta presidida pelo presidente da Assembleia reeleito, Nuno Melo. Na sessão serão empossados os 11 vereadores que vão compor o executivo municipal: sete eleitos pela Coligação Partido Social Democrata (PSD) / Centro Democrático e Social – Partido Popular (CDS-PP) e quatro eleitos pelo Partido Socialista (PS).

Para a Assembleia Municipal, tomam posse cerca de 35 deputados eleitos: 20 da Coligação PSD/CDS-PP, 13 do PS, um do Chega e um da Coligação Democrática Unitária (CDU). Integram também a mesma, os 34 Presidentes de Junta de Freguesia que, em conjunto com os deputados eleitos, vão eleger nesta primeira sessão da Assembleia do novo ciclo autárquico, o primeiro e o segundo secretário do órgão.

Refira-se que Mário Passos venceu as eleições para a Câmara Municipal com 52,88% dos votos, tendo merecido a confiança direta de 40.143 eleitores famalicenses. O presidente recém-eleito nasceu na freguesia de Nine em 1966 e licenciou-se, no ano de 1991, no curso de Física e Química, pela Universidade do Minho (UM). Nesse mesmo ano, ingressou no grupo disciplinar do Departamento de Química da Escola de Ciências da UM, iniciando, assim, a sua carreira académica como assistente estagiário.

Em 1994, realizou as suas Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica e iniciou as suas Provas de Doutoramento, na referida universidade, em cooperação com o Instituto John Innes Centre Research Park, Norwich, em Inglaterra, tendo concluído o seu Doutoramento em Ciências no ano de 1998, tornando-se Professor Auxiliar.

Foi Presidente da Comissão de Estágio da Licenciatura de Física e Química e secretário da Comissão Coordenadora de Estágios da mesma universidade. Integrou, também, o Grupo de Missão para a Qualidade do Ensino/Aprendizagem e participou na organização de palestras, seminários e congressos.

Em 2004, Mário Passos é convidado pelo XV Governo Constitucional da República Portuguesa, para Delegado Regional de Braga do Instituto Português da Juventude. Neste período, implementou e desenvolveu diversos programas, direcionados aos jovens e ao tecido associativo do distrito de Braga, em temáticas como a empregabilidade, a inovação, o empreendedorismo, o associativismo, o voluntariado, entre outras.

Em 2009, é eleito Vereador da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, onde se encontra até à presente data, tendo exercido funções em cerca de dez pelouros da governação autárquica.

Leia também...