quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Março é o mês da Proteção Civil em Famalicão

A iniciativa é promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, destina-se aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do concelh

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Dia Internacional de Proteção Civil comemora-se esta quarta-feira e o Município de Vila Nova de Famalicão vai assinalar a efeméride durante todo o mês de março, com a passagem de mais de meio milhar de alunos pelo Campus da Proteção Civil de Famalicão, localizado na freguesia de Bairro.

A primeira ação do “Mês da Proteção Civil” aconteceu esta manhã com a visita do vereador da Proteção Civil da autarquia, Ricardo Mendes, e dos alunos do Centro Social de Bairro ao Campus.

A iniciativa é promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, destina-se aos alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do concelho e prevê um conjunto de atividades que visam a consciencialização e promoção de uma cultura de segurança e resiliência, tais como jogos, sessões de sensibilização sobre Suporte Básico de Vida, entre outas ações. Entre os vários momentos previstos está também uma visita ao Campus dos alunos da Licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território da Universidade do Minho.

A data foi também assinalada pelo presidente da autarquia nas redes sociais. Mário Passos acredita que Famalicão “cuida por uma Proteção Civil forte e operacional (…) com uma rede institucional de segurança e de socorro que nos dá as melhores garantias”, relembrando, no entanto, que “todos somos Proteção Civil”.

Refira-se que o Dia Internacional da Proteção Civil comemora a instituição da Organização Internacional de Proteção Civil. O objetivo desta celebração é de alertar e sensibilizar para a importância da Proteção Civil na salvaguarda da vida humana, da propriedade e do património cultural e ambiental, face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes, e de prestar tributo a todos os seus agentes.

Recorde-se que Famalicão conta, desde julho de 2022, com um novo Campus da Proteção Civil que contempla um Centro Municipal de Proteção Civil, um Heliporto Municipal e uma Base de Apoio Logístico da Proteção Civil Nacional. Está localizado na freguesia de Bairro, gozando de uma localização privilegiada para as operações em toda a região. A nível de infraestruturas, o Centro da Proteção Civil tem capacidade para assegurar alojamento a cerca de uma centena de operacionais, para reforço de meios. Com uma área aproximada de 30 mil m2, possui valências como um edifício de apoio, base para estacionamento de viaturas pesadas, heliporto, campo de futebol, campo de ténis, balneários e refeitório.

Pode ler também...