https://autosolucoes.pt/

Marcelo Rebelo de Sousa fala ao país às 20:00

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, irá comunicar ao país a renovação do estado de emergência, hoje, pelas 20h.

Esta renovação vem na sequência da evolução da pandemia do covid-19 para continuar com as medidas restritivas que vigoram em Portugal desde janeiro de 2021.

O diploma irá ser debatido e votado na Assembleia da República, durante esta tarde, tendo o apoio do PS, PSD, CDS-PP e PAN.

O Presidente no texto de introdução do diploma defende que o “futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos, como a matriz de risco, com mais testes e mais rastreio, para ser bem-sucedido”.

Este é o 12º diploma do estado de emergência que o chefe de Estado submete para ser autorizado pelo parlamento. O período deste novo estado de emergência entrará em vigor entre os dias 2 e 16 de março.

Até à Páscoa, apontou como metas reduzir o número de novos casos diários de infeção “para menos de dois mil” e fazer baixar os casos de internamento e internamentos em cuidados intensivos, então situados, respetivamente, em “mais de cinco mil e mais de oitocentos”, para “um quarto desses valores”.

Até ao momento, no nosso país, morreram mais de 16 mil pessoas com o novo corona vírus e contabiliza-se mais de 800 mil infeções como revela a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Ana Sofia Barreiras e Miguel Lopes

Leia também...