Auto Soluções

Mais de cinco mil atletas famalicenses apoiados em 2022

O Município de Vila Nova de Famalicão suportou em 2022 os custos das inscrições federativas e respetivos seguros de 5149 atletas famalicenses, o que resultou num investimento na formação desportiva superior a 135 mil euros.

Estabelecida pelo Câmara Municipal desde 2016, a medida de suporte inclui os atletas de escalões de formação, dos 5 aos 18 anos, masculinos e femininos, não profissionais.

Este ano, o apoio abrangeu as modalidades de futebol – que possui o maior número de atletas apoiados, 2.836 -, artes marciais – com mais de 600 atletas -, basquetebol – com perto de 440 atletas -, bem como atletismo, rugby, hóquei em patins e patinagem artística, andebol, dança desportiva, natação, ténis e voleibol.

“Estes números demonstram inequivocamente que somos um concelho altamente vocacionado para o desenvolvimento desportivo e a ‘casa’ de um vasto talento nesta área” comentou o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “Esta retaguarda financeira, conferida pela autarquia, tem um importante impacto na capacitação e captação de novos atletas para clubes e associações famalicenses, pois concede-lhes uma maior resiliência financeira” acrescentou o edil.

De referir que na última reunião do executivo municipal, realizada no passado dia 20 de dezembro, foi concedido um apoio financeiro para inscrições federativas e seguros da época desportiva 2022/23, a um total de 179 atletas de equipas famalicenses, nas modalidades de andebol, artes marciais, ténis e dança desportiva.

De referir que, para além deste apoio, a autarquia financia também todos os anos os exames médicos obrigatórios a todos os jovens atletas.

Leia também...