quant
Fique ligado

Santo Tirso

Canil/ Gatil de Santo Tirso registou o maior número de adoções de sempre

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Durante o ano de 2021 foram adotados no Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso 338 cães e 486 gatos. Desde que entrou em funcionamento, em 2018, os números relativos à adoção no Canil/Gatil Municipal têm vindo a crescer e o mesmo acontece com as esterilizações. O ano 2021 registou o maior número de adoções de sempre.

 

Mais de 800 animais foram adotados em 2021 no Canil/ Gatil Municipal de Santo Tirso durante o ano 2021, número que se fixou nos 430 em 2020. Os números são ainda mais claros quando se trata de esterilizações. Em 2021 foram esterilizados 1250 animais, mais 655 do que em 2020.

 

“A evolução do número de adoções e a aposta do Município na esterilização é algo que nos deixa orgulhosos do trabalho que tem sido desenvolvido em prol do bem-estar animal”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.

 

O autarca lembra que “só no último ano foram esterilizados no Canil Municipal 1250 animais, dos quais cerca de 600 ao abrigo do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver – que permite a esterilização de gatos de rua mediante a captura dos animais nas próprias colónias, sendo, depois, devolvidos ao mesmo local”.

 

“O que nós pretendemos é, por um lado, sensibilizar a população para a questão da adoção consciente e para o não abandono. Adotar animais e, posteriormente, devolvê-los é um ato que queremos combater, por deixar neles marcas profundas”, refere Alberto Costa. Por outro lado, acrescenta, “queremos diminuir o número de animais a circular nas ruas sem controlo”. Daí que, adianta o autarca, “esterilizar é algo necessário e prioritário”.

 

Anúncio

A tendência de crescimento das adoções verifica-se, de resto, desde a abertura do Canil, com um especial aumento a partir de 2019. 

 

De 2019 para 2020 o número de animais adotados no Canil cresceu 116 por cento, tendo o ano terminado com um total de 430 adoções. Já em período de pandemia, os números voltaram a disparar. De 14 de março de 2020 a 14 de junho de 2021, 302 cães e 389 gatos encontraram famílias.

 

O Município tem apostado em políticas que garantam não só o controlo da população de animais errantes, mas também a sua saúde e bem-estar. Recorde-se que, já em 2020, Santo Tirso foi o município do País com maior investimento em esterilização de animais, entre um total de 150 autarquias que aderiram à campanha promovida pela Direção-Geral de Alimentação Veterinária (DGAV), esterilizando, à data, um total de 423 animais.

 

A aposta na melhoria das condições do canil tem sido, também, uma prioridade para o executivo municipal, que irá continuar a ser levada a cabo no futuro. “As instalações já eram boas, mas temos tentado melhorá-las, de modo a garantir que sejam acolhidos mais animais e que os espaços onde se encontram sejam adequados às suas necessidades, para que possam ter espaço para correr e brincar em segurança”, explica Alberto Costa.

 

A Câmara Municipal irá avançar, brevemente, com a ampliação das instalações do Canil/Gatil Municipal de Santo Tirso. O objetivo é duplicar a capacidade e criar novas valências.

Anúncio
Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...