quant
Fique ligado

Santo Tirso

Mais de 200 presépios em exposição em Santo Tirso

Avatar

Publicado

em

Publicidade

De 30 de novembro a 6 de janeiro, Santo Tirso volta a receber a Exposição Internacional de Presépios. No total, serão mais de duzentas peças expostas na Câmara Municipal e ainda em três lugares de culto do concelho: Mosteiro de Santa Escolástica, Mosteiro de de Singeverga e Sala do Capítulo da Escola Profissional Agrícola Conde São Bento. O destaque vai para dois presépios com maquineta anteriores ao século XIX.

É conhecida por trazer visitantes de dentro e fora do concelho, especialmente da zona da Galiza e está de volta, este ano, a partir de 30 de novembro, com algumas surpresas. A principal são duas peças raras, do século XVII ou XVIII, que ainda sem autoria confirmada, se atribuem à escola de Machado de Castro. Dois presépios com maquineta, assim designado por se apresentar protegido por um armário envidraçado, de grande valor artístico.

Nesta exposição, que irá reunir aproximadamente 200 peças, estarão principalmente representados os melhores artesãos nacionais, do século XX e XXI. A mostra, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Confraria do Caco, vai ainda contar com presépios espanhóis, franceses, italianos, alemães, moçambicanos e angolanos, entre outros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “esta é uma exposição que faz já parte da tradição natalícia do Município”, salientando “o importante trabalho da Confraria do Caco, curadora da exposição, que, de ano para ano, consegue sempre surpreender seja pelo número de peças reunidas, seja pela raridade das obras com é o caso dos dois presépios anteriores ao século XIX”.

Circunscrita, no essencial, aos Paços do Concelho, a exposição ganha também expressão noutros espaços, como a Capela do Mosteiro de Santa Escolástica e a Capela da Hospedaria do Mosteiro de Singeverga, em Roriz, ou ainda a Sala do Capítulo da Escola Profissional Agrícola Conde São Bento, onde estrão em exposição cerca de 30 presépios com maquineta.

A Exposição Internacional de Presépios pode ser visitada, de forma gratuita, de segunda a quinta-feira, das 10h00 às 22h00, sexta e sábados das 10h00 às 23h00 e aos domingos e feriados, das 10h00 às 22h00. Estará encerrada nos dias 24, 25 e 31 de dezembro. A visita à sala do Capítulo da Escola Profissional Agrícola Conde São Bento é feita mediante marcação prévia através do número 252 830 411.

A inauguração terá lugar no próximo sábado, 30 de novembro, pelas 18h30, nos Paços do Concelho.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...