quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Mais condições de segurança e saúde para os futebolistas famalicenses

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Um protocolo de cooperação que assegura mais condições de segurança e saúde aos “cerca de 1100 futebolistas famalicenses” que competem na Liga de Futsal de Famalicão e no Campeonato Concelhio de Futebol de Cinco.

O documento foi assinado a 24 de novembro, entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Associação de Futebol de Braga (AFB), a Liga de Futebol de Famalicão (LFF) e a Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão (AFSA). Segundo o protocolo de cooperação, a prática da modalidade, ainda que de forma amadora, vai passar a ser balizada pelos critérios da Federação Portuguesa de Futebol que incluem a obrigatoriedade de seguro desportivo e exame médico. O protocolo resulta do disposto no DL 45/2015 de 9 de Abril, que define os direitos exclusivos das federações com utilidade pública desportiva, através da emissão de parecer prévio (homologação) por parte das federações (neste caso, a FPF), relativamente às suas atividades desportivas.
O presidente da FPF, Fernando Gomes, afirmou que “este tipo de protocolo tem uma importância fundamental” dentro das definições estratégicas deste mandato, que passa por “crescer o número de atletas federados até 200 mil”. “Numa preocupação muito grande da segurança da prática, procurar sensibilizar as diversas entidades que organizam este tipo de competições de recriação e lazer para a importância de estarem integradas numa federação”, declarou, referindo que “é fundamental alargar a base de praticantes para que a partir da quantidade consigamos criar equipas competitivas com qualidade”.
Na opinião do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, este novo acordo “vem dar um apoio enorme às associações do concelho que diariamente se mobilizam para cativar cada vez mais praticantes”. Para Paulo Cunha, este protocolo vem reforçar o esforço que a Câmara Municipal tem feito no sentido de dar cada vez mais condições aos atletas do concelho.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...