quant
Fique ligado

Santo Tirso

“M60 | Geração à frente”: ninguém é velho em cima do palco

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Companhia de Teatro Os Quatro Ventos, com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo, iniciou o projeto “M60 | Geração à frente”. Esta iniciativa permite aos cidadãos com mais de 60 anos, de cinco instituições do concelho de Santo Tirso, serem mais ativos e participativos culturalmente.

Ao longo dos meses, os inscritos no projeto “M60 | Geração à frente” participam em aulas práticas de três áreas artísticas do teatro. Estes momentos são lecionados por jovens licenciados no ramo. A dinâmica teve início em fevereiro e decorre até 25 de junho.
De modo a estimular a criatividade e a valorização das pessoas mais velhas, o “M60” propõe três workshops, respetivamente, de palavra, plástica e palco. Os participantes têm a liberdade de escolher a área que preferem, podendo alterá-la quando e se lhes for conveniente.
Na palavra, tratam-se questões relacionadas com a dramaturgia. Consiste na escrita de uma cena teatral relacionada com histórias que os integrantes tenham vivenciado. Esta aula é dirigida por Frederico Perrone, que durante o mês de março reúne todas as histórias num texto que será trabalhado nos próximos workshops.
No que diz respeito à plástica, são postas à prova atividades relacionadas com design e construção. Os elementos idealizam, constroem e confecionam a parte plástica do espetáculo, seguindo o texto desenvolvido por Frederico Perrone. A aula é lecionada por Letícia Santos.
No workshop do palco, trabalha-se a interpretação e encenação, liderado por Teresa Costa e Bernardo Sarmento, dois jovens atores formados na área. Os participantes tanto podem escolher decorar um texto e estar em palco, como dirigir os jovens atores.
A apresentação do espetáculo preparado nestas aulas ao longo dos quatro meses acontece a 25 de junho.
O projeto “M60 | Geração à frente” está a ser desenvolvido na STASSA – S. Tiago Associação de Solidariedade Social de Areias, na Irmandade e Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, na Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, no Centro Social São Rosendo e no Club Thyrsense.
A turma do Club Thyrsense é aberta a qualquer pessoa que queira participar.
Em caso de interesse, as sessões decorrem no mês de março com o workshop palavra, todas as terças-feiras e sextas-feiras, das 17h00 às 19h00. Nos meses de abril e maio, decorrem as aulas de palco, todas as terças-feiras e quartas-feiras, no mesmo horário. No mês de junho, o workshop de palco permanece em sessões à terça-feira das 17h00 às 19h00.
Para mais informações sobre os workshops, os interessados podem contactar a organizaçao, por telefone, para o número 964 310 500, ou enviar e-mail para o endereço ctosquatroventos@gmail.com.

ANA ISABEL FERNANDES

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...