Lisboa ergue primeira bandeira “Made in Santo Tirso” produzida com detritos dos oceanos

Lisboa ergue primeira bandeira “Made in Santo Tirso” produzida com detritos dos oceanos

Bandeira no topo do Parque Eduardo VII, em Lisboa, foi substituída pela primeira a ser produzida com materiais inteiramente reciclados a partir de plásticos retirados do fundo do oceano.

Lisboa é a partir de hoje a Capital Verde da Europa. Para assinalar o dia, a autarquia anunciou que a bandeira colocada no topo do Parque Eduardo VII tem agora um significado ainda mais especial. “É a primeira a ser produzida com materiais inteiramente reciclados a partir de plásticos retirados do fundo do oceano”, revela Fernando Medina. 

A bandeira foi produzida na unidade de Rebordões, Santo Tirso, pela empresa LMA.

De acordo com o autarca, a bandeira que dá cor à capital foi feita através de duas toneladas de plástico transformado em tecido numa fábrica portuguesa.

“Outras bandeiras sustentáveis encimarão os edifícios do município, como sinal para o futuro. Uma bandeira é um símbolo e, no caso das que hoje passamos a hastear, um compromisso”, sublinha. 

A acompanhar a revelação, o autarca divulga um vídeo concebido para a assinalar o marco.  “Um símbolo que é a representação máxima de um país. E ao mesmo tempo, levanta bem alto o compromisso de Portugal com o Planeta”, é salientado nas imagens. 

Lisboa recebe oficialmente este sábado o ‘testemunho’ de Oslo para ser a Capital Verde Europeia 2020, desenvolvendo ao longo do ano uma programação que inclui a plantação de 20 mil árvores, exposições e conferências.

A cerimónia de abertura incluiu a passagem de testemunho de Oslo (Noruega) para Lisboa e uma ‘flash mob’.

O momento contou com as presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª pagina edição Papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização