Select Page

Linhas Nutricionais – “Leitura de um rótulo ”

Linhas Nutricionais – “Leitura de um rótulo ”

No momento da compra, a leitura adequada de um rótulo de um alimento é importante para escolhas alimentares saudáveis.
Num rótulo pode ser encontrada a listagem de ingredientes, estando disposta por ordem decrescente. Assim sendo, o ingrediente que se encontra em primeiro lugar é o que se apresenta em maior quantidade.
Os ingredientes suscetíveis de desencadearem alergias ou intolerâncias (conhecidos como alergéneos) deverão ser indicados na listagem de ingredientes de forma destacada em relação aos restantes ingredientes.

Caso estejam presentes aditivos alimentares, estes deverão ser mencionados na listagem de ingredientes na sua respetiva categoria (como por exemplo: corantes, antioxidantes, conservantes, edulcorantes, etc.), nome específico (exemplo: ácido cítrico, ágar-ágar, etc.) ou pela letra E com os 3 respetivos algarismos (exemplo: E330 e E406).



Também deverá estar presente a declaração nutricional, por 100g e/ou por porção de produto. Os nutrientes a que se deve dar mais importância são as gorduras totais, em específico as gorduras saturadas, os hidratos de carbono dos quais os açúcares e o sal (sendo também encontrado com a designação de sódio).

O descodificar de rótulos é uma ferramenta prática para avaliar a informação nutricional presente no rótulo, levando a escolhas alimentares mais equilibradas e saudáveis.
Com esta ferramenta é proposta a escolha de alimentos e bebidas com nutrientes na sua maioria presentes na categoria verde, a moderação naqueles com um ou mais nutrientes na categoria amarela e a evicção daqueles com um ou mais nutrientes presentes na categoria vermelha.
Em conclusão, um alimento que não é composto por um rótulo é aquele que devemos dar primazia no ato da compra, como é o caso das frutas, dos hortícolas, do peixe ou da carne.

Cátia Ramalho (3586N)
Nutricionista na Bionutriline

Videos

Loading...

Siga-nos

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização