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Linhas Nutricionais: “A primeira refeição do dia: Pequeno-almoço”

O pequeno-almoço é fundamental para iniciar o dia, fornecendo ao nosso organismo energia e nutrientes para a realização de todas as nossas atividades. É essencial, criar o hábito de efetuar esta refeição em casa, visto que para além de ser mais económico, reduz a nossa “gula” para alimentos pouco interessantes, do ponto de vista da composição nutricional, como é o caso de bolos de pastelaria e refrigerantes.

Nos dias de hoje, existe uma grande variedade de alimentos saudáveis, que podem fazer parte de um pequeno-almoço equilibrado, completo e variado:
1) Deverá ser constituído por uma fonte de energia, como por exemplo o pão, aveia ou cereais de pequeno-almoço, dando primazia aos obtidos a partir de farinhas menos refinadas, como os mais escuros ou integrais;
2) A proteína, que é importante no desenvolvimento muscular, como é o caso do leite, do iogurte ou o mesmo do queijo, queijo-fresco ou do requeijão, sendo que as opções mais saudáveis são os “magro” ou “meio-gordo”. Em casos de alergia ou intolerância a produtos lácteos, estes podem ser substituídos por alimentos de origem vegetal equivalentes como por exemplo bebidas vegetais de amêndoa, arroz, entre outras;
3) Uma peça de fruta, que contêm vitaminas, minerais e fibras essenciais para o funcionamento gastrointestinal do nosso organismo;
4) Água, sendo ela essencial ao bom funcionamento do organismo poderá ser ingerida no início, durante ou no final da refeição.

Vários estudos demonstram que tomar o pequeno-almoço está associado à manutenção de um peso saudável e apropriado, melhora o rendimento intelectual, como a memória e a concentração, evitando assim o cansaço do rendimento físico e intelectual no final da manhã, entre muitos outros.

Em conclusão, retire algum tempo de manhã e reserve-o para tomar o pequeno – almoço em família, para um dia com mais energia!


Bárbara Araújo (3091N)
Nutricionista

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