quant
Fique ligado

Santo Tirso

Jovens passa a decidir vencedor do OPJ

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Já está no terreno a nova edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Santo Tirso. A partir deste ano, os jovens participam diretamente na eleição da proposta vencedora. Até 5 de novembro decorre a submissão de candidaturas.

Os jovens entre os 12 e os 30 anos têm até dia 5 de novembro para apresentar as propostas à nova edição do Orçamento Participativo Jovem. A partir de agora o OPJ passa a envolver os jovens em todas as fases do processo. Todas as propostas submetidas, que passem com sucesso nos critérios da Comissão Técnica de Apoio e Análise, ficarão disponíveis para votação através da plataforma www.opjst.cm-stirso.pt. Cada jovem, entre os 12 e os 30 anos, residente ou estudante no concelho, poderá votar uma única vez, tendo de, obrigatoriamente, escolher duas propostas diferentes. A votação das propostas finalistas irá decorrer entre 5 e 23 de dezembro.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto, o novo modelo de OPJ vem trazer maior transparência a todo o processo de candidatura. “O Orçamento Participativo Jovem é uma iniciativa que tem tido enorme sucesso. Por causa deste projeto temos hoje espaços muito importantes, como a Praia Urbana, que permitiu trazer uma nova dinâmica à cidade. O que pretendemos com as alterações agora introduzidas é aprofundar a democracia de todo o processo, envolvendo os nossos jovens na tomada decisão e permitindo que decidam a proposta vencedora”, refere.

Promovido pela autarquia, o OPJ tem visto aumentar, de ano para ano, o número de participantes, tendo contado em 2017, com a participação de mais de 1500 jovens.

A recuperação dos lavadouros de Monte Córdova, a construção da Praia Urbana, a criação de uma sala snoezelen e dinamização de um programa de deporto adaptado e ainda a construção da Horta Urbana foram, retrospetivamente, os projetos vencedores desde que o OPJ foi implementado, em 2014.

A iniciativa tem como objetivo reunir opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e perspetivas, tendo um orçamento disponível de120 mil euros.

Toda a informação sobre o Orçamento Participativo Jovem pode ser consultada na plataforma www.opjst.cm-stirso.pt.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...