quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Jovens dizem o que querem em Famalicão

O Plano Municipal da Juventude resultou de um processo colaborativo e de auscultação, desenvolvido no decorrer do ano 2022, que envolveu 506 jovens

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Saúde e qualidade de vida, educação, formação e ciência, emprego, empreendedorismo e inovação, ambiente e sustentabilidade, cultura, desporto e lazer, habitação, mobilidade e emancipação, participação cidadã e cidadania global, associativismo e juventude. São estas as áreas estratégicas e as prioridades dos jovens de Famalicão para o seu concelho. Meio milhar de jovens que vivem, residem, ou estudam em Vila Nova de Famalicão deram o seu contributo para a elaboração do novo Plano Municipal da Juventude, que vai vigorar até 2026.

A apresentação do ‘Plano Municipal de Juventude de Famalicão – Estratégia Local para a Juventude 2023-2026’ aconteceu no passado dia 19 de maio, no auditório do Agrupamento de Escolas D. Sancho I, e representa o primeiro passo para uma gestão autárquica que promete tornar Famalicão numa “referência nacional em matéria de políticas para a juventude”, como referiu o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.

Queremos desenvolver medidas e políticas públicas coerentes com os desafios que os jovens enfrentam, e para tal, envolvemo-los nesta análise construtiva do território, e que dá força à tomada de decisão autárquica” fundamenta o edil. “Este plano elucida-nos relativamente às suas reais necessidades, ambições e perceções (…) dando-lhes voz relativamente a matérias fundamentais para a sua qualidade de vida e para o seu futuro, como é o caso da sustentabilidade ambiental, a habitação e emancipação, e a educação e formação, entre outras” reforça Mário Passos.

A apresentação do plano municipal foi realizada em formato de conversa, moderada por Diana Duarte, jornalista da RTP e da Antena 3, conhecida pelo ‘A Minha Geração’, programa dedicado à divulgação de jovens talentos nacionais, que esteve ladeada pelo Presidente da Câmara Municipal e por Bruno António, da DYPALL – Developing Youth Participation At The Local Level, entidade que facilitou a elaboração do Plano Municipal da Juventude de Famalicão, perante uma plateia recheada de jovens famalicenses.

Na opinião de Bruno António, os jovens famalicenses foram “bastante” participativos nas ações de auscultação e de consulta desenvolvidas pelo território, e que envolveram desde jovens estudantes a “jovens desempregados, jovens líderes, (jovens) com necessidades especiais, porque todos eles têm algo a dizer sobre o seu território, têm uma opinião”. O representante da DYPALL demonstrou-se satisfeito com o resultado final, e destacou que a metodologia implementada foi uma forma eficaz de “pôr os jovens a participar, a pensar o seu território e a apresentar propostas concretas”.

O Plano Municipal da Juventude resultou de um processo colaborativo e de auscultação, desenvolvido no decorrer do ano 2022, que envolveu 506 jovens – sendo que, destes, cerca de 300 apresentaram propostas concretas em diferentes áreas -, e mais de 80 parceiros de todo o concelho, entre eles, Juntas de Freguesia, associações, agrupamentos de escolas, entidades artísticas, entre outros.

Assente em oito áreas estratégicas, que vão desde a Saúde e Qualidade de Vida até ao Associativismo e Voluntariado, o Plano Municipal da Juventude visa tornar o Município famalicense numa referência regional e nacional em matéria de políticas dirigidas à juventude, no sentido de fomentar um ambiente interno que potencie a sua inclusão e intervenção cívica, bem como a sua formação e retenção no concelho.

A par deste reforço do compromisso com a juventude famalicense, refira-se que Famalicão vai manter o Selo de Município Amigo da Juventude – categoria 5 estrelas, “uma distinção que valida o compromisso da autarquia para com as novas gerações do nosso concelho”, destaca o Presidente da Câmara Municipal.

O Plano Municipal da Juventude 2023-2026 está disponível para consulta em: https://www.famalicao.pt/edicoes-digitais .

Pode ler também...