quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Joana Matos Frias recebe Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A escritora Joana Matos Frias recebe esta sexta-feira, 18 de outubro, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de famalicão, o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho. O prémio será entregue pelo presidente da Associação Portuguesa de Escritores (APE), José Manuel Mendes, e pelo vereador da Cultura do município de Vila Nova de Famalicão, Leonel Rocha.

“O Murmúrio das Imagens”, publicado em março, em dois volumes, pela editora Afrontamento, valeu à autora o galardão atribuído pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Associação Portuguesa de Escritores (APE). A obra consiste num “estudo que visa apresentar uma ponderada reconstituição teórica desse complexo vínculo entre Poesia e Imagem”, pode ler-se na sinopse do livro. Através do cruzamento dos domínios elementares da retórica, da poética e da estética, este livro propõe “uma reflexão transdisciplinar que não se escusa mesmo a uma certa indisciplinaridade”, lê-se no mesmo texto.

Joana Matos Frias, professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem publicado ensaios no campo da estética comparada, privilegiando as correlações entre a poesia, a pintura, a fotografia e o cinema.

Em 2001, venceu o Prémio de Ensaio Murilo Mendes, no Brasil, com o livro “O Erro de Hamlet: Poesia e Dialética em Murilo Mendes”, sobre o poeta do modernismo brasileiro, que se fixou em Lisboa, onde morreu em 1975.

A escritora é, ainda, autora de “Localização Dinâmica”, publicado em 2010, da coletânea de ensaios “Repto, Rapto”, de 2014, e de “Cinefilia e Cinefobia no Modernismo Português”, de 2015.

Joana Matos Frias pertence à Sociedade Portuguesa de Retórica e ao Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, e integra, como investigadora, a rede internacional LyraCompoetics.

Refira-se que o Prémio Eduardo Prado Coelho já consagrou vários autores, desde 2010, como Vítor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão, João Barrento, Rosa Maria Martelo, José Gil, Manuel Frias Martins, José Carlos Seabra Pereira, Isabel Cristina Rodrigues, Helder Macedo e agora Joana Matos Frias.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...