quant
Fique ligado

Santo Tirso

Invest Santo Tirso vence prémio europeu de empreendedorismo

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Já são conhecidos os vencedores nacionais da edição deste ano dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da Estratégia Europa 2020, que visa distinguir boas práticas de promoção do empreendedorismo na Europa e que é coordenado em Portugal pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.


Talento Empreendedor e Criativo em Santo Tirso

Vencedor na categoria de Promoção do Espírito de Empreendedorismo

O programa “Talento Empreendedor e Criativo em Santo Tirso”, representa uma estratégia desenvolvida pelo INVEST Santo Tirso, para a promoção do empreendedorismo qualificado e criativo, fomento da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, com enfoque nos jovens e no público em geral. O objetivo é criar condições favoráveis à inovação e à criação de novas empresas e apoiar as start-up existentes no concelho nas áreas da Moda, Design e Turismo.

A implementação deste projeto assenta em 3 grandes iniciativas de apoio ao empreendedorismo nomeadamente Santo Tirso Empreende, AYCH – Atlantic Youth Creative Hubs e CREATEX – Textille Heritage Inspiring Creatives.

De realçar que, desde 2017, já passaram por este programa, de âmbito regional, mais de 1600 jovens e 300 empreendedores e que são criadas por mês, em média, 19 empresas na sequência das iniciativas de apoio ao empreendedorismo promovidas pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

Desde 2006 o IAPMEI já distinguiu mais de uma centena de projetos, nos European Enterprise Promotion Awards (EEPA), pelo seu cariz inovador e dinamizador de empreendedorismo.

Na edição deste ano dos EEPA, o IAPMEI, coordenador nacional da iniciativa, recebeu 54 candidaturas aos EEPA.

Para além do projeto “Talento Empreendedor e Criativo em Santo Tirso”, foram distinguidos mais 5 projetos como 1ºs classificados nas seis categorias a concurso:

Categoria 1- Promoção do Espírito de Empreendedorismo

Anúncio

Talento Empreendedor e Criativo em Santo Tirso

Câmara Municipal de Santo Tirso

Categoria 2- Investimento nas competências empreendedoras

MAIS Tec – Consórcio para a Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico

Promovido pela SANJOTEC – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira em parceria com Universidade de Aveiro, com ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade e com TECMINHO – Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento

Categoria 3 – Desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à transição digital

Comércio Digital

Promovido pela ACEPI – Associação Portuguesa da Economia Digital em parceria com Câmara Municipal de Viana do Castelo e com CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal

Categoria 4 – Apoio à internacionalização das empresas

Primeira Pedra

Anúncio

Promovido pela ASSIMAGRA – Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais em parceria com experimentadesign – Associação Cultural e com Município de Porto de Mós

Categoria 5 – Apoio à transição sustentável

AQUA+® Água na medida certa

Promovido pela ADENE – Agência para a Energia

Categoria 6 – Empreendedorismo responsável e inclusivo

Casa do Impacto

Promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa

Dos 17 projetos que integram a Short List, o júri nacional selecionou os projetos “Comércio Digital” e “AQUA+® Água na medida certa” que vão representar Portugal na grande final europeia, que vai ter lugar na Eslovénia, em novembro, por ocasião da SME Assembly 2021:

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...