quant
Fique ligado

Notícias

Inovafil cria fio feito de pelo de bovídeo dos Himalaias

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Além de se comparar à caxemira, soma as propriedades de “respirabilidade e resistência a odores”, uma vez que é “antibacteriana e natural”. São estas as características do pelo de iaque – bovídeo proveniente da região do Himalaias – que fizeram a Inovafil apostar na conceção de um novo fio têxtil, que inclui fibra de PLA (poliácido lático), “biodegradável e de produção sustentável, tendo como base o milho”.

O novo produto inovador, apresentado na Première Vision, em Paris, em setembro, é finalista do iTechStyle Awards, prémio de inovação instituído pelo Citeve, e nasceu de um projeto desenvolvido pela equipa interna da Inovafil dedicada à Investigação e ao Desenvolvimento (I&D), em parceria com a empresa congénere Lurdes Sampaio.

Esta solução ecológica é mais uma resposta aos desafios que o setor apresenta, cada vez mais vocacionado para produtos mais amigos do ambiente desde a matéria-prima ao resultado final.

Criada em 2015, no seio da Mundifios, a Inovafil cria fios especiais e conta atualmente com 120 trabalhadores, um volume de negócios de 18 milhões de euros e um volume de exportações de cerca de 30 por cento. Mensalmente, podem ser produzidas 160 toneladas de fio.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...