quant
Fique ligado

Santo Tirso

Iluminação pública de Santo Tirso cem por cento LED (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

Publicidade

“Não se trata só de ter um concelho mais iluminado, trata-se de uma medida emblemática sobre o ponto de vista ambiental”. Foi desta forma que Joaquim Couto assinalou a reta final do processo de substituição de cerca de 20 mil luminárias por tecnologia LED, que deverá estar concluído em maio.

Santo Tirso torna-se “um dos primeiros concelhos do país com iluminação pública cem por cento LED”, revelou o autarca, na terça-feira (4 de abril), em Areias, no parque de lazer junto à Capela de Nossa Senhora do Parto, onde estavam a ser substituídas as antigas luminárias ali instaladas.

Tendo em conta as luminárias substituídas no mandato anterior, o Município de Santo Tirso fica com 16.500 luminárias da rede pública com tecnologia LED. Segundo Joaquim Couto, “ficam apenas a faltar 3500”, sob alçada das Cooperativas Elétricas de Vilarinho e Roriz, que “serão substituídas até ao final do ano”.

O edil tirsense revelou que se trata de “um investimento de 3,3 milhões de euros”, que acabará por “ser pago pela poupança de energia” resultante da aplicação destes equipamentos ecológicos. Em números, a fatura energética do município sofrerá uma diminuição de “meio milhão de euros” por ano. “Estamos a falar de melhoria do meio ambiente, mas também de uma melhor iluminação”, destacou Joaquim Couto.

A medida surge em linha com as políticas ambientais promovidas pela autarquia de Santo Tirso e em sintonia com a Agenda 2030, nomeadamente na área do desenvolvimento sustentável. “Estamos a falar de uma tecnologia que reduz as emissões de dióxido de carbono, aumenta os níveis de eficiência energética e, por isso, é mais amiga do ambiente”, apontou Joaquim Couto.

Além disso, “melhora a segurança de pessoas e bens, uma vez que o LED garante melhor aproveitamento da luz”, acrescentou, considerando, por isso, simbólica a presença no parque em Areias, local muito utilizado pela população para momentos de lazer.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...