quant
Fique ligado

Santo Tirso

GNR, Mafalda Veiga e Avô Cantigas na Semana Cultura do Colégio de Lourdes

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Mafalda Veiga, GNR, Dan Riverman, Ivo Martins e Filipe Pinto são alguns dos artistas musicais que vão estar no Colégio de Lourdes durante a Semana Cultural, que decorre de 19 a 24 de junho. O cartaz foi apresentado no sábado, 25 de março, numa Fábrica de Santo Thyrso cheia e numa noite que contou com a presença da fadista Cuca Roseta.

Foi Marcelo Rebelo de Sousa, agora Presidente da República, que, em 2016, lançou o desafio ao Colégio de dedicar a Semana Cultural à música. Há várias atividades programadas, como conferências, ações de formação, visitas de estudo, tertúlias e concertos, porque o objetivo principal é “educar através da pedagogia”, sublinhou o coordenador da iniciativa, Duarte Almeida.
A Semana Cultural começa no dia 19 de junho, com uma sessão solene de abertura de uma exposição, alusiva à evolução da música. O cartucho, a cassete, o vinil, o CD, o gramofone e a mesa de mistura são alguns dos objetos que estarão em destaque, assim como diversos instrumentos musicais. Num dos dias, o piano é protagonista, numa atividade que terá a participação de Francisco Tavares, atualmente animador do Grandes Manhãs do Porto Canal.
Depois, será a guitarra e o artista tirsense Dan Riverman a estarem em destaque, no entanto outros instrumentos – saxofone, acordeão, cavaquinho, bateria, harpa e flauta transversal – estarão ao dispor das crianças e jovens durante a Semana.
Estão ainda agendadas atividades com Mafalda Veiga, Filipe Pinto, Sónia Araújo e Ivo Martins. O último dia será animado com os concertos do Avô Cantigas e da banda GNR.
O objetivo desta iniciativa é formar os alunos na música, mas também dar a conhecer a atividade do Colégio à comunidade em geral. “Pretendemos também chamar as outras famílias e o público à volta do concelho e de outros municípios, para conhecerem o que o Colégio faz e tomarem conhecimento que ele está ao serviço da educação e da cultura. Temos como lema educar integralmente, porque não nos cingimos à sala de aula e queremos abarcar um sem número de saberes”, afiançou Duarte Almeida. O coordenador da Semana Cultural não deixou de agradecer “à Câmara Municipal de Santo Tirso, que tem sido incansável no apoio, à Associação de Pais do Colégio de Lourdes, às famílias dos nossos alunos e aos parceiros que se associaram à iniciativa”.
Durante a apresentação da Semana Cultural, o diretor pedagógico do Colégio de Lourdes anunciou que, brevemente, o estabelecimento vai integrar o Ensino Secundário.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...