quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

“Gamelão” puxa pela veia criativa dos famalicenses

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Instrumento musical está instalado no Parque da Devesa até ao dia 31 de maio

 

Imagine uma gamela. Agora várias gamelas suspensas e viradas ao contrário. O que pode parecer um simples estendal de gamelas e onde poucos reconhecerão utilidade, é na verdade um poderoso instrumento musical, detentor de uma sonoridade única.

Trata-se do “Gamelão de Porcelana e Cristal”, uma ideia inspirada no milenar gamelão javanês, criada pela Companhia Musical Teatral com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e que os famalicenses vão ter a oportunidade de conhecer e experimentar até ao dia 31 de maio.

As centenas de peças de porcelana e cristal que dão corpo e som ao “Gamelão” fazem deste peculiar instrumento musical uma verdadeira obra de arte, que depois de ter passado por espaços como os Jardins da Fundação Gulbenkian e o Centro Cultural de Belém, está agora instalado no Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão.

Aqui não há regras. Há apenas lugar para a experimentação, para a criatividade e espontaneidade. E foi, precisamente, isso que presenciou o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, quando hoje se juntou ao grupo de alunos da Didáxis de Riba de Ave que esta manhã tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar o instrumento musical.

Para o autarca famalicense “esta é uma excelente forma de evidenciar o quão proveitosa é a educação para as artes e o quão importantes são estes projetos para que as pessoas possam fruir e aceder à arte”.

E acrescenta: “quando muito se fala em democratizar a cultura, temos aqui um excelente exemplo de uma ferramenta que pretende proporcionar a todos os cidadãos o acesso a patamares culturais”.

A diretora artística do projeto, Helena Rodrigues, realça o conceito de música de comunidade associado ao projeto. “É cada vez mais importante criar formas de juntar as pessoas em torno de algo, de pôr as pessoas a criar, a perseguir um ideal artístico”.

Para além das sessões destinadas à comunidade educativa do concelho, a passagem do Gamelão pelo município famalicense prevê ainda a realização de workshops gratuitos e abertos ao público em geral, nos fins de semana de 23, 24 , 30 e 31 de maio. As inscrições podem ser efetuadas através do email parquedadevesa@vilanovadefamalicao.org, ou através do número 252 374 184.

Anúncio

Refira-se que vão ainda decorrer várias visitas à exposição com o acompanhamento da equipa do Parque da Devesa. De 18 a 22 de maio, as visitas decorrem das 16h00 às 19h00, de 25 a 28, das 10h00 às 12h00 e das 18h00 às 19h00 e nos dias 23, 24 e 30, entre as 15h00 e as 18h00.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...