quant
Fique ligado

Santo Tirso

Filme rodado na Fábrica do Rio Vizela estreia este mês

O espaço era atrativo para este projeto, uma vez que mantém uma zona de escritórios dos anos de 1920, importante para o cenário da história.

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O filme “Não Sou Nada – The Nothingness Club” de Edgar Pêra, rodado na Fábrica do Rio Vizela, em 2020, terá estreia mundial na Competição Oficial de Roterdão 2023, no dia 31 de janeiro.

O cineasta Edgar Pêra escolheu o histórico edifício para dar vida à película inspirada nos heterónimos de Fernando Pessoa.
O espaço era atrativo para este projeto, uma vez que mantém uma zona de escritórios dos anos de 1920, importante para o cenário da história.

Albano Jerónimo, Victória Guerra, Paulo Pires, Miguel Borges e Miguel Nunes fazem parte do elenco da longa-metragem, que começou a ser filmada em agosto de 2020, sem ficar imune às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

O plano de contingência montado pressupunha que a equipa necessária para fazer o filme fizesse uma espécie de “quarentena cinematográfica”. Fernando Pessoa é interpretado por Miguel Borges, enquanto Victória Guerra dá vida a Ophélia, eterna amada do escritor português. Albano Jerónimo dá corpo ao heterónimo Álvaro de Campos.
“O filme passa-se em dois universos. Um é o quarto de Pessoa e a Lisboa dele, os amigos, e toda a realidade do Orpheu.
E depois há o mundo imaginário que o Pessoa concebe na sua própria cabeça. Em que ele é um Super Pessoa e, em vez de ter uma Ophélia, tem uma Super Ophélia.

Este filme é a materialização de todos os heterónimos de Pessoa que são escravizados pelo Super Pessoa”, explicou, em fevereiro, o cineasta em entrevista ao Expresso.

Edgar Pêra realizou também “A Janela (Maryalva Mix)”, “O Barão” e “Cinesapiens”.

Fotos @albanojeronimooficial no Instagram

Pode ler também...