quant
Fique ligado

Trofa

FesTrofa: “Uma iniciativa completamente diferente de tudo o que foi feito até hoje”

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O ator Ruy de Carvalho apadrinha o FesTrofa, uma mostra de cinema luso-brasileiro do CineClube da Trofa, que de 25 a 29 de março vai contar com presença de personalidades de renome como Nicolau Breyner, que vai ser homenageado, e os críticos Mário Augusto e Rui Tendinha. A organização espera também a presença do ator brasileiro Lima Duarte.
As sessões de cinema serão realizadas no auditório da AEBA (Associação Empresarial do Baixo Ave) e na Casa do Futebol Clube do Porto da Trofa. O CineClube da Trofa, que nasceu em 2014, tenciona ainda projetar na Casa da Cultura do concelho, mas ainda “aguarda a autorização da Câmara Municipal”.
O presidente da coletividade, Joaquim Azevedo, afirmou que “vários municípios ficariam satisfeitos se recebessem esta mostra”, mas a escolha recaiu na Trofa “por dois motivos”. “Era o sonho de uma pessoa que trabalhou toda a vida em cinema (o pai, Joaquim Azevedo) e também é um sonho meu, que sou da Trofa”, afirmou.
Joaquim Azevedo acredita que “os trofenses vão envolver-se e perceber que vale a pena ir, para contactar com os vários atores e realizadores presentes”. “Vai ser uma iniciativa completamente diferente de tudo aquilo que foi feito até hoje na Trofa”, sustentou.
Um dos pontos altos do FesTrofa acontecerá quando for exibido um filme datado de 1935, “As Pupilas do Senhor Reitor”, com apenas “uma cópia”, que será cedida pela Cinemateca, que apoia a atividade. “O filme será exibido em película inflamável, numa máquina especial e mais antiga do que a maioria das pessoas que vão assistir”, contou.
O orçamento da iniciativa é de “45 mil euros”, angariados através de patrocinadores e da atividade do CineClube da Trofa. Joaquim Azevedo fez questão de esclarecer que o FesTrofa “nada tem a ver” com o festival de cinema que foi promovido na Trofa, em outubro de 2014 e cuja promoção esteve a cargo da autarquia.
Das variadas atividades, destaque para as tertúlias – no dia 25 de março, “Evolução do Cinema em Portugal” – e no dia 28 de março, com Rui Tendinha. Além disso, a organização promete “alguns aspetos inovadores quer no conceito espaço, quer nas exibições”.
No dia 26 de março está previsto um workshop de realização e produção e no dia 27 de março decorre um workshop de técnicas de representação.
O CineClube da Trofa garante ainda “primar pelos detalhes” e por “manter as tradições” para que este primeiro evento “seja vivamente apreciado e relembrado por todos de forma a vir a ser repetido regularmente”. Poderá seguir todas as novidades em www.facebook.com/festrofa2015

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...