quant
Fique ligado

Santo Tirso

Festival TNT junta 600 alunos da AMP na Fábrica de Santo Thyrso

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Cerca de 600 jovens de 22 cidades do país passaram o dia 13 de junho na Fábrica de Santo Tirso para o “Festival TNT- Todos Nós Transformamos”, uma iniciativa da Área Metropolitana do Porto (AMP) com o objetivo de promover o sucesso escolar e prevenir o absentismo.

Sara Moreira e Armindo Araújo foram algumas das figuras do Município de Santo Tirso que, a 13 de junho, marcaram presença no Festival TNT. Conhecidos pelos seus percursos no desporto, ambos prestaram o seu testemunho aos jovens, explorando os seus talentos e conquistas. A Dan Riverman, uma das figuras de destaque do Festival da Canção deste ano ficou a cargo uma das atuações musicais da iniciativa, que incluiu workshops de capoeira, hip hop ou kickboxing e culminou com a “graduação dos transformers”.

“Este festival surge de um projeto lançado pela AMP, chamado Trilhos para a Inovação Educativa na Área Metropolitana ao qual o Município de Santo Tirso se associou desde a primeira hora”, explicou o presidente da Câmara, Alberto Costa, salientando que o objetivo vai ao encontro das linhas prioritárias da Câmara Municipal: “Procuramos combater o insucesso escolar, já temos várias medidas no terreno, nomeadamente o projeto «Agir para o insucesso escolar», e esta iniciativa da AMP é mais um incentivo nesse sentido, já que se foca em explorar os talentos dos alunos”.

O Movimento transformers é um projeto piloto na área da educação lançado pela AMP em 2017. Trata-se de um movimento nacional de voluntariado, que tem como missão aumentar o envolvimento das pessoas nas suas comunidades através daquilo que as pessoas mais gostam de fazer.

Existem mentores voluntários que dão aulas semanais de diferentes talentos a grupos de aprendizes, essencialmente crianças e jovens em risco e seniores isolados. “Hoje é o culminar deste período de trabalho, onde vão partilhar connosco tudo aquilo que aprenderam”, continuou Alberto Costa.

O Festival TNT representa, assim, um momento de partilha entre os jovens e a graduação oficial dos aprendizes que passam a ser oficialmente transformers – pessoas socialmente envolvidas e responsáveis.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...