Auto Soluções- Campanha verão 2022

Festival Sonoridades regressa este mês com Márcia como cabeça de cartaz

O festival Sonoridades regressa ao Centro Cultural de Vila das Aves, de 22 a 25 de abril, arrancando ao som da música eletrónica de PZ. Márcia, um dos maiores talentos atuais da composição em língua portuguesa, subirá ao palco para o concerto de encerramento. Esta edição conta ainda com as atuações de Homem em Catarse e S. Pedro.

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, em parceria com a 1Bigo, o Sonoridades visa promover novos valores da música nacional, sem esquecer os nomes consagrados.

No dia 22 de abril, a partir das 22h00, PZ sobe ao palco para o mundo multifacetado e multidisciplinar que caracteriza o seu universo musical, envolto de sintetizadores, caixas de ritmos e cordas eletrificadas.

Com uma sonoridade muito própria, PZ conta já com seis álbuns editados (“Anticorpos”, “Rude Sofisticado”, “Mensagens da Nave-Mãe”, “Império Auto-Mano”, “Do Outro Lado” e “Selfie Destruction”), aos quais se somam outros trabalhos que lhe permitem viajar por sons e estados de espírito alternativos como Pplectro (alter ego que toma conta dos seus devaneios puramente eletrónicos), Paco Hunter (projeto que desenvolveu com o seu irmão Zé Nando Pimenta) e a Zany Dislexic Band.

No dia 23 de abril, também pelas 22h00, Homem em Catarse será a estrela da noite. Trata-se do projeto a solo do multi-instrumentista e compositor Afonso Dorido. Fundador do coletivo post-rock Indignu, o músico tem já um lugar de destaque na música portuguesa atual. Estreou-se em 2015 com o promissor EP “Guarda-Rios”. Dois anos mais tarde e após inúmeras viagens pelo interior do país, sempre acompanhado da guitarra elétrica e dos seus fiéis pedais de efeitos, editou “Viagem Interior”, disco conceptual que figura entre os melhores da música portuguesa desse ano.

Depois de um primeiro registo ao vivo, publicado em 2019, e do instrumental “sem palavras | cem palavras”, disco que nasce a partir de um poema de cem palavras escrito por si, Homem em Catarse apresenta-se com “Sete Fontes”, um álbum resultante do distanciamento causado por uma pandemia e que mostra uma visão singular e muito pessoal do momento que todos vivemos

A 24 de abril, S. Pedro assume as despesas da casa a partir das 22h00. O músico, natural de Espinho, começou por ser MC de hip-hop e baterista de uma banda de metal, mas trocou o rap pelo canto e a bateria pela guitarra, iniciando-se na composição de canções. Ganhou notoriedade enquanto líder dos “doismileoito” e, depois, reinventou-se como S. Pedro.

O disco de apresentação, “O Fim”, foi a sua resposta às muitas ideias soltas que se acumularam no computador, no telemóvel e que tinham de ser concretizadas. Construiu um estúdio, uma espécie de oficina de artesão, e foi gravando, aperfeiçoando arranjos, adicionando instrumentos e convidando amigos para colaborarem. Com o segundo álbum, “Mais Um”, a banda reforçou a presença nas principais rádios nacionais.

O último dia do Sonoridades está marcado para a tarde de 25 de abril, a partir das 18h30, com um concerto a solo de Márcia. Apontada como um dos maiores talentos da música portuguesa atual, ganhou notoriedade com o seu primeiro EP, “A Pele que Há em Mim”, seguindo-se os álbuns “Dá”, “Casulo”, “Quarto Crescente” e “Vai e Vem”. Foi, precisamente, com este último que conquistou o prémio José da Ponte, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores, bem como a nomeação para os Globos de Ouro, da SIC/Caras.

Em 2019, subiu ao palco do NOS Alive e, fora de portas, apresentou-se no Brasil, com concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo. No presente, Márcia apresenta um espetáculo impactante, baseado no novo álbum “Picos e Vales”, em que as suas canções são pautadas por uma narrativa de luz muito personalizada.

Os bilhetes para o festival Sonoridades estarão à venda, em data a anunciar, no Centro Cultural de Vila das Aves, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso e na Loja Interativa de Turismo. Já é, no entanto, possível fazer a reserva dos ingressos através do telefone 252 870 020 ou do e-mail cultura@cm-stirso.pt.

Leia também...