quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Festival de Teatro Amador reúne companhias nacionais

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Até ao dia 20 de maio, há “cerca de uma dezena de peças apresentadas por sete companhias nacionais” para ver, gratuitamente, no palco do Centro de Estudos Camilianos, em frente à Casa Museu de Camilo, em S. Miguel de Seide, em Vila Nova de Famalicão.

Trata-se da 12.ª edição do Festival de Teatro Amador Terras de Camilo, promovida pelo Grupo de Teatro Amador Camiliano – Grutaca, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o “principal objetivo de impulsionar a atividade dos grupos de teatro amador do país, dando a conhecer o seu trabalho e os seus atores”.
Os espetáculos decorrem aos sábados (21.30 horas) e aos domingos (16 horas) e a entrada é livre até à lotação da sala. A iniciativa arranca já pelas 21.30 horas deste sábado, 17 de março, com a interpretação da obra camiliana “Os Brilhantes do Brasileiro”, pelo Grutaca.
No dia 25, a companhia de teatro Quatro Ventos (Santo Tirso) sobe ao palco para apresentar “João sem medo”, uma adaptação da obra “As aventuras de João Sem Medo” de José Gomes Ferreira. A 7 de abril, o Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense (Vila Real) apresenta “O Chá de São Cornélio”, no dia 14 de abril é a vez da Sociedade Artística Tramagalense (Abrantes) participar com a peça “Agarra que é milionário”, de Tozé Martinho. O Grupo de Teatro Olimpo (Leiria) apresenta, a 21 de abril, a peça “Os Mentirosos”, de Pedro Ventura Cabral, e, no dia 28 de abril, a Nova Comédia Bracarense apresenta “As artimanhas de Scapin” de Moliére. A Associação Amarcultura (Vila Nova de Famalicão) apresenta, a 5 de maio, “Salsada de Comédia”, um conjunto de sketches de Monty Pyton, entre outros autores. Por fim, o Grutaca encerra o festival com a peça “Eu, Tu, Ele, Nós, Vós, Eles” de Sérgio Godinho, no dia 20 de maio.
Pelo meio há ainda tempo para a realização de workshops, no dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro. Destinado às escolas básicas do concelho, estão agendados o workshop Marionetas de Esponja, pelas 10 horas, e um de Teatro de Papel, para as 14.30 horas. O dia encerra com uma oficina de teatro, intitulada “Construção de uma personagem”, que terá como público-alvo atores de grupos de teatro amador e profissional.
Mais informações sobre o Festival de Teatro Amador Terras de Camilo em www.vilanovadefamalicao.org.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...