quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Feira Medieval e Viking até domingo

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Os jardins da Praça D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão, vão recuar no tempo para a realização da Feira Medieval e Viking, de 5 a 8 de julho, promovida pela Escola Profissional CIOR em parceria com a Câmara Municipal.

A Feira pretende recordar a passagem e presença dos Vikings no território famalicense, contando com a participação de “cerca de meio milhar de figurantes – a esmagadora maioria alunos da CIOR – que, ao longo dos quatro dias, vão recriar o ambiente medieval e viking, com músicos, atores, malabaristas, acrobatas, cavaleiros, bailarinas, mercadores, entre outras personagens alusivas à época”.
O ponto alto da iniciativa é o “assalto ao castelo” pelas 21 horas de sexta-feira e de sábado e pelas 17 horas de domingo. Além da programação, os visitantes podem “usufruir, de uma forma permanente, do mercado medieval, jogos medievais e vikings, figurantes e música da época, exposição de animais de grande e pequeno porte, exposição de artefactos de tortura e morte, recriação da aldeia do povo europeu e viking, recriação da aldeia dos leprosos e animações por todo o espaço. A feira está aberta entre as 19 e as 22.30 horas desta quinta-feira, das 10 à 1 hora de sexta-feira e sábado e das 10 às 22.30 horas de domingo. Programa completo em www.vilanovadefamalicao.org/_feira_medievalviking.
A partir deste ano, a iniciativa ganha uma nova periodicidade, passando a realizar-se anualmente. O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, afirmou que esta é uma iniciativa que “traz milhares de pessoas à cidade e que permite um reencontro com a história e identidade”. “Proporciona a todos os famalicenses um tempo de qualidade não só ao nível do lazer, como também ao nível do contacto com a História do concelho, da região e do país”, completou.
A presença Viking no território de Vila Nova de Famalicão está registada nos “Annales Portucalenses Veteres”, que relatam uma incursão de normandos (“homens do Norte”), a 6 de setembro de 1016, no território que hoje é o concelho de Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...