quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicenses no pódio do Epic Race

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Paulo Martins e Sérgio Fernandes, atletas da equipa de BTT Mouquim/Afacycles/Eugenios/Bargauto/Cosmocar, de Vila Nova de Famalicão, terminaram em 1.º e 2.º lugar, respetivamente, o Epic Race Pontevedra, em Espanha.

A prova, que decorreu entre os dias 25 e 27 de maio, consistia num percurso de 550 quilómetros, em formato non stop, que os atletas teriam que fazer em BTT dentro de “um limite de 51 horas”. Sem sinalética, os atletas guiaram-se por track GPS para chegar aos oito pontos de transição/checkpoint, onde podiam carregar forças, receber assistência mecânica ou massagens.
Na categoria individual masculino, Paulo Martins foi o primeiro a completar a prova, com o tempo de 45 horas, 33 minutos e 59 segundos, seguido de Sérgio Fernandes, com o tempo de 46 horas, 46 minutos e cinco segundos. Em declarações ao Jornal do Ave, Sérgio Fernandes fez um “balanço positivo” desta participação, para a qual os atletas partiram com “o objetivo principal de a concluir”.
O atleta referiu que o seu GPS registou “579 quilómetros” de prova “sempre a pedalar”, sendo que “o máximo de tempo” que tiveram parados foi “cerca de 32 minutos”. Sérgio contou que aproveitaram os pontos de transição/checkpoint para “ver se a bicicleta estava em condições para retomar a próxima etapa” e para se “hidratarem, alimentarem e descansarem um pouco”. Estas paragens tinham a duração de “cerca de 10 a 15 minutos”, mas houve uma etapa em que estiveram “parados cerca de 32 a 35 minutos”, uma vez que “chovia muito” e tiveram que “mudar a roupa e fazer uma refeição quente para poder aguentar este desafio”. Quando questionado sobre as principais dificuldades do Epic Race Pontevedra, Sérgio afirmou que foram “o frio, a chuva e o sono”. “Quero dar os parabéns ao Paulo, porque é um senhor, um grande homem que tem 51 anos e é demais. Eu é que me portei à altura dele e não ao contrário”, frisou.
Os atletas vão participar no Mountain Quest, em Amarante, a 7 de julho, uma prova “com metade dos quilómetros, mas em que a dureza em si é muito parecida”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...