quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão Visão’25 vale prémio de Município do Ano da Região Norte

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Vila Nova de Famalicão é o grande vencedor do prémio “Município do Ano da Região Norte – Portugal 2019″, atribuído pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades. O município famalicense foi distinguido pelo projeto “Famalicão Visão 25 – Comunidade do Futuro”, que fornece uma visão integrada de desenvolvimento e ser orientador das energias e aspirações dos agentes e instituições do concelho (pessoas) para o desenvolvimento económico, social, cultural e ambiental. Implementado pela Câmara Municipal, o projeto posiciona-se como uma ferramenta para todos os agentes locais, proporcionador do alinhamento das diversas intervenções no território, e tem um papel ativador e fertilizador da ação e da iniciativa dos atores no território.

Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal, ficou muito satisfeito com “este reconhecimento nacional”. “Este prémio é um sinal  que mostra que estamos no bom caminho e reforça a nossa motivação para continuarmos a afirmar Vila Nova de Famalicão como um dos maiores e mais dinâmicos municípios do país”, acrescentou.

Refira-se que em 2016, o municipio famalicense arrecadou o prémio de Município do Ano 2016 da Região Norte. O galardão foi devido ao desenvolvimento do programa Famalicão Made IN que valoriza e promove a genética empreendedora do concelho.

A iniciativa da UM visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Pretende também colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

O município do Funchal venceu o prémio Município do Ano Portugal 2019, com o projeto “Funchal, Destino Acessível”. Enquanto, na Categoria Município Projeto da região Norte, com menos de 20 mil habitantes, o vencedor foi Melgaço, com o MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na passada sexta-feira, no Mosteiro de Arouca.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...