quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão tem 425 vagas em formação superior e de especialização profissionais

Avatar

Publicado

em

Publicidade


Estão abertas as candidaturas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e Cursos de Especialização Tecnológica (CET) para o ano letivo 2019/2020. Na área das entidades formadoras de Vila Nova de Famalicão são disponibilizadas 425 vagas distribuídas por 11 cursos CTeSP e seis cursos CET, com início da formação no mês de setembro. As inscrições devem ser efetuadas junto de cada uma das entidades formadoras.

São entidades formadoras o Citeve – Centro Tecnológico Das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (www.citeve.pt); o Cenfim – Centro De Formação Profissional De Industria Metalúrgica E Metalomecânica (www.cenfim.pt); a Cespu (www.cespu.pt); o Instituto Politécnico do Cávado e Ave – Polo de Vila Nova de Famalicão (www.ipca.pt); e o Instituto Politécnico de Bragança – Polo de Vila Nova de Famalicão (www.ipb.pt). 

Gestão da Produção para a Indústria metalúrgica e metalomecânica, Tecnologia Mecânica, Tecnologia Mecatrónica, Tecnologia Mecatrónica, Industrialização de produto moda são os Cursos de Especialização Tecnológica disponíveis no Cenfim e no Citeve.

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são formações pós-secundárias não superiores que visam conferir uma qualificação profissional de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).

Para terem acesso aos CET, os candidatos têm de cumprir com as seguintes condições: serem titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; serem estudantes que tenham obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11.º e tendo estado inscritos no 12º ano, de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído; serem titulares de uma qualificação profissional de nível 4; serem titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Os estudantes que não sejam titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente têm de realizar, caso sejam selecionados, um plano de formação adicional.

Os CET têm a duração aproximada de um ano e meio (18 meses) a que corresponde entre 60 e 90 unidades de crédito. A frequência destes cursos é gratuita.

Gerontologia, Bem-Estar e Termalismo, Manutenção e Controlo de Equipamentos Biomédicos, Qualidade e Segurança Alimentar, Tecnologia Alimentar, Design de Moda, Eletrónica, Automação e Comando, Energia, Telecomunicações e Domótica, Sistemas Eletrónicos e Computadores, Apoio à Gestão, Exportação e Logística, Comércio Eletrónico, são os Cursos Técnicos Superiores Profissionais disponíveis na Cespu, IPB e IPCA.

Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) são formações de ensino superior.

As condições de ingresso obrigam os candidatos a serem titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente; que tenha sido aprovado nas provas especialmente adequadas para maiores de 23 anos; titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de técnico superior profissional; titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Anúncio

A duração do CTeSP tem 120 créditos e a duração de quatro semestres (2 anos), sendo o último em contexto de trabalho. A frequência destes cursos tem associado o pagamento de uma propina, ainda que os formandos se possam candidatar a uma bolsa de ação social.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...