Auto Soluções- Campanha verão 2022

Famalicão sensibiliza população para poupar água

“Não dês seca ao futuro. Poupa água”. É esta a mensagem da campanha lançada esta segunda-feira pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para sensibilizar os famalicenses para a poupança e valorização da água.

Numa altura em que o território nacional volta a enfrentar uma situação de seca meteorológica, a autarquia reforça o apelo junto da população para o uso consciente deste recurso.

A campanha vai desenvolver-se nas várias plataformas do município, na comunicação social local e regional e em espaços outdoors de Famalicão, dirigindo-se particularmente ao público jovem.

Refira-se que, nos últimos dias, a autarquia liderada por Mário Passos tomou medidas concretas para minimizar os efeitos da situação de seca meteorológica, desligando todos os sistemas de rega automáticos do concelho que estão sob sua gestão. A decisão abrange perto de cem sistemas de rega abastecidos com água da rede pública instalados em vários parques, jardins, praças, rotundas e edifícios da cidade e das freguesias, cuja rega passou a ser efetuada de forma manual e mais controlada.

Só nesta medida, a Câmara Municipal espera uma redução de cerca de 50% do consumo de água.

Recorde-se ainda que em 2020 o Município de Famalicão avançou com a colocação de 80 equipamentos de medição e controle do caudal e da pressão da água pública em vários locais do concelho com o objetivo de reduzir significativamente as perdas de água no sistema de abastecimento.

Leia também...