Notícias
Famalicão relança campanha de recolha de manuais escolares usados
Com o encerramento de mais um ano letivo à porta, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão relança a campanha de recolha de manuais escolares usados. A cedência dos manuais usados, do 8.º ano ao 12.º ano, deve ser efetuada até 13 de julho, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, Polos da Biblioteca, sedes de Agrupamentos de Escolas e Cooperativas de Ensino do concelho. A divulgação da listagem dos livros disponíveis para empréstimo será depois publicada na página da internet da Biblioteca Municipal, em http://www.bibliotecacamilocastelobranco.org/, no dia 24 de julho.
No dia seguinte, a 25 de julho, as famílias podem requisitar os livros, sendo que numa primeira fase a requisição pode ser efetuada nas sedes dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, para alunos do Escalão B, da Ação Social Escolar; na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e nas sedes dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, para os alunos ou encarregados de educação que tenham cedido manuais ao Banco de Livros. Numa segunda fase e para todos os restantes interessados, a requisição pode ser efetuada na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
“Com as aulas quase a terminarem, aproxima-se a altura ideal para as famílias reunirem os manuais que já não são necessários e entregá-los no Banco de Livros Escolares de Famalicão” apela o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, que considera esta aposta da autarquia “vencedora”. “Através desta medida temos conseguido ajudar muitas famílias famalicenses a poupar com os manuais escolares”, salienta o autarca.
Os principais objetivos do Banco de Livros são o de desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social, promover a reutilização dos manuais escolares e o respeito pelo livro, diminuir os custos de aquisição de manuais escolares e promover a educação ambiental, principalmente junto das gerações mais novas.
De acordo com as normas de participação da iniciativa, a Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco é a entidade responsável pela constituição e gestão do banco de manuais escolares entregues pela população.
lifestyle
Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 55)
Ouça, enquanto toma café, e conheça este livro sugerido por Octávio Nuno.
O Jornal do Ave, em parceria com o tirsense Octávio Nuno, dá a conhecer o podcast “Prazeres Interrompidos”, um projeto de promoção da leitura para todos os públicos.
Neste episódio, são apresentados “Paradoxes of Power” e “Waiting for Hitler”, de Stephen Kotkin.
Outras ligações para Prazeres Interrompidos
https://prazeresinterrompidos-1.start.page
Podcast Prazeres Interrompidos
“Livros como gelados e amores de verão / Em cada episódio, uma aventura. / Aperte o cinto, e deixe que a brisa do mar lhe tolde os sentidos”. São estas as frases que, para Octávio Nuno, mais bem contextualizam o podcast que criou em julho de 2022.
Ávido leitor desde criança, Octávio Nuno apanhou o gosto influenciado pelo avô, que “tinha alguns livros lá em casa”.
“Quero pensar que o meu podcast não é sobre livros. Que é, antes, sobre a vida, porque os autores escrevem, afinal, sobre o que é isto de existir. Por isso, falo sobre o amor, o desamor, o sofrimento e o desencontro, a felicidade e as paixões… ou seja, no fundo, é a vida num minuto”, descreve, sem deixar de revelar que o desejo maior é “dar aos outros um pouco” do seu “amor pelos livros”.
Um minuto é o tempo que, em média, dura um episódio de “Prazeres Interrompidos”, caracterizado por um texto temperado com “uma pitada de humor e ironia”.
Notícias
Este fim de semana muda a hora
Os relógios em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira devem ser adiantados uma hora
Os dias ficam maiores a partir da madrugada deste domingo, dia 26 de março.Dá-se as boas-vindas ao horário de verão, conforme é habitual no último fim de semana do mês de março.Os relógios em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira devem ser adiantados uma hora quando bater a 01h00, passando a ser 02h00. Já na Região Autónoma dos Açores a mudança acontece mais cedo, à 00h00 passa para a 01h00, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição 247 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso4 dias atrás
Acidente grave na A3
-
Santo Tirso1 semana atrás
Três tirsenses do CENFIM medalhados no Campeonato Nacional das Profissões
-
Desporto2 semanas atrás
Acidente no rali em Fafe leva Armindo Araújo ao hospital
-
Notícias6 dias atrás
Santo Tirso: Detido por tráfico de droga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Sara Barros é a nova presidente da ASAS (c/ vídeo)
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Bairro está em trajetória de crescimento
-
lifestyle6 dias atrás
Podcast: Prazeres Interrompidos (episódio 52)