quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão reforça apoio aos estudantes universitários

Autarquia investe quase 257 mil euros na atribuição de 421 bolsas de estudo

Avatar

Publicado

em

Universitários
Publicidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai atribuir 421 bolsas de estudo aos jovens famalicenses que frequentam o ensino superior, num esforço financeiro municipal de quase 257 mil euros – o maior de sempre no apoio aos alunos universitários do concelho.

O resultado das candidaturas às bolsas de estudo, que decorreram até 15 de novembro do ano passado, foram dados a conhecer esta quinta-feira, 9 de março, na reunião do executivo municipal.

Esta manhã, no final da Reunião de Câmara, o presidente da Câmara Municipal falou na importância deste apoio. “A Câmara Municipal está empenhada em apostar na qualificação dos nossos jovens porque sabemos que esse é o caminho para um território mais atrativo e competitivo”, referiu Mário Passos.

Este ano a autarquia recebeu 653 candidaturas. Ainda que as bolsas aprovadas sejam, na sua maioria, atribuídas a agregados economicamente mais desfavorecidos, Mário Passos lembrou que o paradigma destes tipo de apoios está a mudar. “A atual conjuntura económica em que vivemos tem deixado muitas famílias em situação de vulnerabilidade. São famílias que até agora não eram elegíveis para estes apoios, mas que agora enfrentam sérias dificuldades para fazer face aos seus compromissos e não podemos virar as costas a esta nova realidade”, alertou o edil, dando nota de que o rendimento per capita das candidaturas aprovadas tem subido de ano para ano.

Os apoios atribuídos para este ano letivo 2022/2023 oscilam entre os 500 e os 1100 euros. Com 500 euros foram beneficiados 231 jovens, com 600 euros 72, com 700 euros 5, com 750 euros 65, com 850 euros 17, com 950 euros foram beneficiados 2 alunos. Com 1000 euros foram contemplados 23 jovens e com 1100 euros 6.

A cerimónia de entrega das bolsas de estudo aos alunos famalicenses que frequentam o Ensino Superior está agendada para o dia 25 de março, sábado, na Casa das Artes de Famalicão, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Estudante.

Recorde-se que em 2021/2022 a autarquia atribuiu, no total, 401 bolsas de estudo, num investimento global de 243 mil euros.

Há mais de dez anos que a autarquia famalicense, através do Pelouro da Juventude, atribui anualmente bolsas de estudo aos alunos do concelho que frequentam o ensino superior.

Foto Nunicipio de Famalicão

Pode ler também...