quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão quer saber o que andam a inventar

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Famalicão FabLab está de portas abertas e, a partir de hoje, o ecossistema empreendedor de Vila Nova de Famalicão está ainda mais capacitado. O novo espaço dedicado à criação, experimentação e inovação do concelho quer saber o que andam os “makers” famalicenses a inventar e quer dar uma ajuda na materialização das ideias.

O novo laboratório de experimentação, prototipagem rápida e fabricação digital está instalado na Universidade Lusíada e coloca à disposição da comunidade uma série de equipamentos e tecnologia de ponta – máquina de corte e gravação a laser, uma impressora 3D, uma máquina CNC fresadora, uma máquina de circuito impresso e uma estação de soldadura – para o desenvolvimento de ideias de negócio e/ou projetos, desde a sua conceção e prototipagem até ao teste e lançamento no mercado.

Esta quinta-feira, dia 28 de abril, na inauguração do espaço, o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, enalteceu o ADN empreendedor de Famalicão e apontou o Fab Lab como “mais um contributo para o aumento das potencialidades do território”.

OReitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins, salientou “a parceria virtuosa” estabelecida com a autarquia, acrescentando ainda que a instalação do Fab Lab no campus da Lusíada vai ao encontro da “orientação estratégica adotada pela universidade” de colocar o saber e conhecimento da instituição ao serviço da comunidade.

O acesso ao laboratório já pode ser requisitado por empreendedores, startups, micro e pequenas empresas, instituições de ensino e estudantes do concelho, através do portal do Famalicão Made IN, em www.famalicaomadein.pt.   

Refira-se que o espaço surge no âmbito do projeto POCTEP – Empreende Makers, do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020 que tem como objetivo a criação e desenvolvimento de uma rede de empreendedorismo baseada em centros de prototipagem rápida e produção digital da Eurorregião Galiza/Norte de Portugal, denominados de Espaços Maker/FabLab (Fabrication Laboratory).

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...