quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão quer população a requalificar margens

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O açude de Romão, em Nine, foi o primeiro ponto de intervenção dos cerca de cem voluntários que participam no projeto municipal “Os Nossos Rios”. O objetivo da autarquia, que abraçou uma parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), é a requalificação fluvial no concelho, “sem ferir o ecossistema existente” e contando com a população para as ações de limpeza.
“É um projeto envolvente e convocante, onde todas as pessoas e instituições são chamadas a participar”, afirmou Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal, que relembrou a importância da figura dos guarda-rios. “É fundamental que as pessoas tenham o cuidado de serem zeladoras dos rios, assumindo elas próprias o papel de guarda-rios, agora num contexto de voluntariado e de responsabilidade cívica”, completou.
A autarquia famalicense vai promover ações de sensibilização e educação ambiental junto da população e iniciar uma intervenção com vista à requalificação das linhas de água e margens ribeirinhas. “Será um processo para muitos anos, que irá envolver muitas gerações de famalicenses, mas que queremos avançar desde já”, sublinhou o autarca. Satisfeito com a intervenção no açude de Romão, onde passa o rio Este, estava o presidente da Junta de Freguesia de Nine, Paulo Oliveira, que confirmou que aquele local “já é muito frequentado pela população” e considerou que o projeto “é excelente para a valorização das freguesias”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...