quant
Fique ligado

Covid-19

Famalicão: Profissionais de saúde e de socorro com acesso gratuito às piscinas e atividades para as famílias na retoma ao exercício físico

Avatar

Publicado

em

Publicidade

As Piscinas Municipais de Vila Nova de Famalicão terão acesso gratuito para todos os profissionais de saúde, socorro e segurança do concelho, que têm estado na linha da frente no combate à pandemia. A iniciativa, levada a cabo pela Câmara Municipal, decorrerá entre maio e agosto.

Esta foi uma das medidas anunciadas esta quinta-feira, 8 de abril, por Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, que visam a retoma da atividade física e enquadram-se no programa desportivo “Anima-te”, que promove a prática de exercício físico junto da população.

Os profissionais terão acesso a um cartão-oferta com seis entradas gratuitas por mês num dos complexos das Piscinas Municipais, podendo optar pelo regime livre ou aula com acompanhamento técnico. Para que sejam evitados ajuntamentos, cada instituição receberá o número de cartões ativados, que, serão, posteriormente, divididos pelos quatro meses do programa.

Entre as outras medidas anunciadas, há também ações dirigidas à comunidade em geral. É o caso do programa “Move-te”, que este ano vai realizar-se durante três meses – maio, junho e julho. Estão previstas mais de 300 aulas ao ar livre, no Parque da Devesa e em espaços das freguesias aderentes. O programa conta com o apoio de ginásios, associações, instituições e clubes desportivos do concelho e decorrerá de segunda a sexta-feira, com participações limitadas de acordo com as normas da Direção-Geral Saúde.

Aos programas anunciados junta-se o “Desconfinar em Família”, desta vez focado na retoma das atividades aquáticas e incentivo ao exercício físico em família. A iniciativa estará aberta a toda a população e decorrerá de maio a agosto, nos complexos de Joane, Ribeirão, Oliveira São Mateus e Famalicão das Piscinas Municipais. As inscrições são gratuitas para as novas adesões e para quem já é utilizador (com mensalidade regularizada em janeiro de 2021) será oferecida a primeira mensalidade e a taxa de inscrição para o ano 2021/2022 (exceto Piscina Municipal de Famalicão).

De acordo com a autarquia, “o programa contempla ainda um conjunto de atividades ao sábado para toda a família, com a promoção de duas aulas gratuitas, todos os sábados à tarde nos meses de maio, junho e julho, em todos os complexos de piscinas”.

As medidas de apoio à retoma da atividade física no concelho vão custar cerca de 160 mil euros à Câmara Municipal, que conta chegar a mais de 15 mil pessoas.

Joana Couto

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...