quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão, o seu lugar. Município já tem nova cara

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Vila Nova de Famalicão já tem uma nova cara! Uma cara que identifica Famalicão e os famalicenses, que valoriza o território e as suas gentes. Simples, minimalista e contemporânea. A nova identidade que vai a partir de agora fazer parte do dia a dia do concelho, incorporando todos os materiais do município, assim como a sua presença na internet, foi apresentada esta tarde, na Casa do Território, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e pelo responsável da empresa que concebeu a nova imagem, a  Ulah lah design studio, Ricardo Cunha Santos.

Tudo nasce e se expande a partir de um círculo, onde cada famalicense ocupa o lugar central. A forma circular representa a comunidade, a centralidade territorial e a coesão e daqui surge um símbolo que ganha forma o “F” de família, felicidade, força, futuro e Famalicão. “Um símbolo jovem que várias gerações vão incorporar como seu, como o reflexo da sua identidade, elevando o orgulho e a autoestima da cidade de Famalicão. Uma imagem inconfundível, contemporânea, de cariz internacional, voltada para o futuro. Um símbolo criado para resistir ao teste do tempo e para marcar as próximas gerações. Um marco de autenticidade e inovação”, como atesta o manual de identidade da marca.

Para além do símbolo e do conceito, há também mudanças na assinatura e na palavra. “Famalicão” surge como o nome principal da marca. Assim, mais simples, mais curto, mais moderno, reservando o “Vila Nova de Famalicão” para a comunicação mais institucional e formal. Neste sentido, aparece o www.famalicao.pt em vez dowww.vilanovadefamalicao.org.

Em sintonia com o conceito e o grafismo nasce a nova assinatura que procura valorizar Famalicão e o famalicense como alma do concelho. Famalicão “o seu lugar” estabelece-se, assim, num duplo gesto de afirmação e dádiva. Em inglês “your place”. E aqui se explica que com “o seu lugar” se converge o espaço físico com o destino emocional. Famalicão é o lugar para todos e para cada um, pela localização privilegiada em pleno Vale do Ave, pelo património histórico, cultural e artístico, pelos espaços verdes, pela gastronomia, pelo tecido empresarial e pela garra que tanto define os famalicenses.

O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, fala numa nova identidade coerente com o atual dinamismo e ambição do concelho. “O que Famalicão vem sendo ao longo dos anos já não cabia e já não se adequava à anterior identidade. Esta nova imagem foi construída a partir das nossas origens, respeitando a nossa história e reforçando a nossa centralidade, mas ao mesmo tempo queríamos que transmitisse a força da nossa comunidade e do nosso empreendedorismo”.

E acrescenta: “Queremos que esta nova imagem seja apropriada por todos os famalicenses. Famalicão é o melhor lugar para aquilo que cada um quer ser”.

Refira-se que em 30 de abril do ano passado, o município lançou um concurso público para conceber uma nova imagem para o território, que identificasse o município enquanto comunidade com passado, presente e futuro. O desafio passava por encontrar uma nova linguagem gráfica para Vila Nova de Famalicão em harmonia com a contemporaneidade, alicerçada nas suas caraterísticas nucleares e com olhar  sobre o futuro.

A concurso foram apresentadas 40 propostas, tendo passado à fase final três. A nova imagem vai agora substituir a esfera concebida por César Augusto Simões em 2005, por altura das comemorações dos 800 anos da fundação do concelho.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...