quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão mais perto das “25 mil árvores até 2025”

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O Parque de Sinçães, em Vila Nova de Famalicão, ganhou, esta quarta-feira, uma nova árvore. A plantação de um Carvalho Alvarinho – Quercus róbur – que em breve irá proporcionar sombra aos praticantes do Skate Park revestiu-se de uma simbologia muito especial, sendo a árvore cinco mil, do projeto “25 mil árvores até 2025”, que arrancou em setembro 2016.
Acompanhado por cerca de meia centena de crianças da Escola de Quintão, de Arnoso Santa Eulália, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, arregaçou as mangas e assinalou o Dia Mundial da Árvore da melhor forma possível, “cumprindo mais uma etapa deste projeto ambiental” que tem como principal objetivo reabilitar aproximadamente 25 hectares do território concelhio através da plantação de 25 mil árvores e arbustos nativos da região.
Para já, o objetivo supera as expectativas, sendo que, de acordo com a planificação, previa-se para os primeiros três anos do projeto a plantação de 180 árvores por mês e, neste momento, a autarquia está a plantar uma média de 278 árvores por mês.
Para Paulo Cunha, mais importante que os números “é a mensagem que este projeto leva até à comunidade, de olharmos de uma forma diferente para a nossa floresta”. “Cada vez mais, as pessoas estão sensibilizadas para a importância de protegermos o ambiente e a biodiversidade e isso deve-se a muitas destas iniciativas”, sublinhou. O autarca lembrou ainda o “grande envolvimento e participação das pessoas e das instituições famalicenses neste projeto”, referindo que “quando isto acontece é mais fácil preservarmos o ambiente”.
A plantação da árvore cinco mil representou também o culminar de uma jornada inteiramente dedicada à natureza, através da concretização da 1.ª Rota pela Floresta – Eco-escolas. Com a colaboração e envolvimento de diversas escolas e instituições, várias dezenas de crianças plantaram um conjunto de árvores autóctones ao longo do dia em muitos espaços do concelho. As crianças transportaram um pergaminho onde iam recolhendo testemunhos assentes em compromissos assumidos pelos vários intervenientes.
Também Paulo Cunha foi desafiado a assumir um compromisso com o ambiente, referindo que “a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está comprometida com o ambiente e assegura aos famalicenses que, com a ajuda de todos, vai plantar 25 mil árvores até 2025.”

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...