quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão lança projeto-piloto de telecontagem nos contadores de água

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai avançar com a implementação de um projeto piloto de telecontagem nos contadores da água do Eco-Bairro das Lameiras, localizado na cidade. O projeto que pretende modernizar o sistema de leituras dos contadores com vista à melhor gestão dos recursos, será assim executado, para já, nas 290 habitações da Urbanização das Lameiras identificada como um Eco-Bairro, pretendendo-se depois alargar a todo o concelho.

O projeto-piloto de telecontagem implica um investimento municipal de cerca de 14 mil euros e consiste na instalação de um módulo nos contadores de água que permite a comunicação da informação para um terminal portátil dotado de um software de recolha e tratamento dos dados fornecidos.

Para além da redução dos custos envolvidos nas leituras manuais, a telecontagem permite também uma maior eficiência dos serviços, com a eliminação dos erros de leitura, a deteção de fugas, a deteção e quantificação do fluxo e uma significativa poupança da água e melhoria ambiental, tendo em conta a diminuição das percas da água.

“A água potável é um bem cada vez mais valioso, por isso é importante investirmos numa utilização mais responsável e fiável”, afirma a propósito o vereador do Ambiente da autarquia famalicense, Pedro Sena. Segundo o autarca, “a implementação da telecontagem é uma medida bastante positiva que torna o processo das leituras mais transparente melhorando a confiança no serviço e tornando-o mais eficiência, tendo em conta a deteção e eliminação das perdas de água”.

Refira-se que a autarquia decidiu implementar este projeto piloto na Urbanização das Lameiras porque se trata de um Eco-Bairro, onde decorrem iniciativas inovadoras em matéria de gestão e sustentabilidade ambiental.

O Eco-Bairro das Lameiras foi constituído no âmbito da parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa, criado em 2010 pela Associação de Moradores das Lameiras, sendo pioneiro no nosso país. O Plano de Ação do EcoBairro consiste em propor intervenções de natureza cívica, social, cultural e ambiental no Complexo Habitacional das Lameiras (CHL).

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...