quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão lança ciclo de conferências sobre Portugal na I Guerra Mundial

Avatar

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Museu Bernardino Machado, vai promover ao longo de 2015 um novo ciclo de conferências dedicado ao tema “Portugal na I Guerra Mundial”. Depois das celebrações do centenário da I Grande Guerra, que decorreram em 2014, Famalicão levanta agora o véu sobre os factos e os momentos que marcaram esta página da nossa história.

São oito conferências divididas ao longo do ano e dirigidas por especialistas nacionais no tema. A primeira acontece já a 27 de fevereiro sob o tema “As causas, efeitos e controvérsias da participação de Portugal na I Grande Guerra”, o convidado é o coronel Aniceto Afonso. Segue-se a 20 de março, “A União Sagrada e a I Guerra Mundial”, com o investigador Luís Farinha. A 17 de abril, o tema é “O papel de Brito Camacho e dos unionistas perante a Guerra” com a convidada Fernanda Rollo, segue-se a 8 de maio, o conferencista Armando Malheiro com “Sidónio, o Sidonismo e a I Guerra Mundial”. A 26 de junho, o coronel Luís Alves de Fraga debate “Martírio e glória do Corpo Expedicionário Português (1914-1918) ” e a 18 de setembro a oradora Joana Pereira com o tema “O Operariado perante a 1.ª Guerra Mundial”.  A 16 de Outubro debate-se “A Imprensa Médica e a 1.ª Guerra Mundial” com Maria de Fátima Nunes e por fim a 11 de dezembro Augusto Monteiro debate “A Guerra e a Literatura Infantil”.

Refira-se que a I Guerra Mundial começou a 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918, envolvendo as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os aliados e os Impérios Centrais. Portugal participou neste primeiro conflito mundial ao lado dos Aliados

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...