quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão gera 9,4% do volume de negócios da indústria automóvel nacional

Avatar

Publicado

em

Publicidade


É na indústria automóvel que assenta a fatia de leão do notável desempenho económico do Município de Vila Nova de Famalicão. As empresas especializadas no fabrico de componentes fazem desta fileira o principal dínamo exportador do concelho, com um efeito cada vez mais multiplicador na economia nacional.
 

Em 2017, o volume de negócios cresceu para os 1,066 mil milhões (9,4% do total nacional) e as vendas para mercados internacionais atingiram os 920 milhões de euros (8,9% do total nacional), de acordo com a mais recente edição do Anuário Estatístico Regional do INE.

De resto, o concelho continua a liderar as exportações de produtos desta fileira na Região Norte, sendo a Alemanha o principal mercado de destino, seguido de Espanha e do Reino Unido. 

A indústria automóvel reforçou assim a sua robustez, atribuindo a Famalicão o segundo lugar nacional quer em volume de negócios, quer em exportações.

Há ainda outros indicadores do INE a ter em conta: a indústria automóvel representa 46% das exportações e 22% do volume de negócios do concelho. Dá emprego a 5206 pessoas, contabiliza 40 empresas e 473 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto. 

A Continental Mabor, quarta exportadora nacional, é a empresa que mais contribui para a performance económica de Famalicão, mas o seu peso está a diminuir no volume das exportações do concelho. Outros players de referência nacional e internacional formam um cluster com forte impacto na economia nacional, com destaque para a TMG Automotive, a Coindu, a Olbo&Mehler, o Grupo Celoplás, a Tesco, a Vishay e a Injex.
Da metalurgia aos moldes, passando pelo fabrico de pneus e outros elementos em borracha e plástico, até aos têxteis e à eletrónica, são cada vez mais as pequenas e médias empresas famalicenses produtoras de componentes para automóveis que acrescentam valor a um setor estratégico, que exporta, gera emprego, incorpora tecnologia de ponta e aposta na inovação e no desenvolvimento.

Dados macroeconómicos
• Número de Pessoas ao Serviço: 5206

• Empresas: 40
• Volume de Negócios: 1,066 mil milhões de euros 
• Exportações: 920M€
• Valor Acrescentado Bruto (VAB): 473M€

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...