https://autosolucoes.pt/campanhas/

Famalicão está a elaborar uma Estratégia Local de Habitação com a participação dos famalicenses

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, com o apoio da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e do Programa Habitar, está a desenvolver uma Estratégia Local de Habitação (ELH) para o concelho, que visa identificar os principais problemas habitacionais do território, com o objetivo de mobilizar financiamento público para os resolver, beneficiando inquilinos, proprietários, instituições e privados.

Para isso, a autarquia está a elaborar um diagnóstico, através da disponibilização de um inquérito (https://www.programahabitar.org/famalicao-inicial) destinado à população que vive ou que deseja viver no concelho. São perguntas simples, de resposta rápida e anónima, mas de extrema importância para a execução do retrato habitacional de Famalicão nos dias de hoje.

Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, “é muito importante que os famalicenses respondam a este inquérito para conseguirmos elaborar um diagnóstico o mais fiel possível do concelho em termos de habitação”. E acrescenta: “Precisamos de saber quais são os principais problemas dos famalicenses nesta área, nomeadamente no que diz respeito à qualidade das habitações, à eficiência energética e mesmo à relação entre preço e rendimento. Só conhecendo os problemas é que conseguiremos combate-los e construir um concelho mais estruturado, moderno e com qualidade de vida para todos”.

Neste momento, os dados existentes não são suficientes para compreender os problemas a que o município quer dar resposta e para garantir que todos tenham lugar nesta Estratégia Local de Habitação, é necessário envolver a população e as entidades, públicas e privadas, na elaboração deste diagnóstico conjunto e compartilhado.

Leia também...