quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão em parceria com cidade da República Popular da China

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Deputy Mayor da cidade de Binzhou, Zhana Baoliana, oficializou, na manhã desta quarta-feira, uma relação de cooperação entre Binzhou e Vila Nova de Famalicão. A cerimónia decorreu em formato online e foi transmitida em direto no Facebook do município e na página dos “Famalicenses no Mundo”.

O evento contou com a presença dos representantes das duas cidades e “teve como objetivo dar o primeiro passo formal para o desenvolvimento de uma relação de cooperação entre os dois territórios, especialmente no domínio económico, na cultura e no turismo, no desporto e na governança”.

“As características e o potencial industrial de Vila Nova de Famalicão é único, designadamente nos setores têxtil, componentes para automóvel, agroalimentar e metalomecânica, setores esses que correspondem à estratégia de desenvolvimento de Binzhou”. Foi com estas palavras que Zhang Baoliang se referiu à importância da cooperação entre as duas cidades.

Segundo a Deputy Mayor de Binzhou, “apesar dos milhares de quilómetros que separam as cidades de Famalicão e Binzhou, a distância não é um obstáculo e não pode separar as duas cidades amigas”, acrescentando que, esperam “estreitar cada vez mais os laços de cooperação com Famalicão, numa atitude de ‘win-win’, dando as mãos e envolvendo as pessoas de ambas as cidades para se relacionarem entre si e se comprometerem com esta cooperação e esta amizade que se deseja que seja longa”.

No mesmo sentido, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha, revelou a vontade de “estreitar os laços e criar relações de confiança” entre as duas cidades. De acordo com o autarca, depositam “grande expetativa no memorando que hoje subscrevemos e na relação que agora iniciamos com Binzhou, porque acreditamos que com esta proximidade ambos os territórios podem crescer”.

A famalicense Sónia Guimarães, natural de Antas, está na origem da cooperação entre os dois territórios, após partir, em 2017, para Binzhou, no âmbito de um projeto na empresa Loftex, onde “desempenhou funções de responsável de inovação”. Desde 2018 que “integra os quadros da Huafang CO., Ltd, empresa estatal chinesa”, onde desempenha “funções na área do desenvolvimento de produto como Creative Director”. Sónia Guimarães faz ainda parte da rede “Famalicenses no Mundo” e “tem contribuído ativamente para estreitar laços de amizade entre as cidades de Famalicão e Binzhou”.

No documento assinado, prevê-se um acordo mútuo de acordo com os “princípios de igualdade e benefícios” das duas cidades, tendo por objetivo realizar “intercâmbios e cooperação em áreas diversas”. Com esta cooperação, pretendem ainda “reforçar os laços culturais” entre as duas cidades, “consolidar relações bilaterais em todos os domínios”, “promover a indústria do turismo como setor fundamental do desenvolvimento económico” e “estabelecer contactos regulares entre os seus governantes em áreas relevantes da administração para facilitar a troca de know how nos intercâmbios e na cooperação, bem como em matérias de interesse comum”.

“Binzhou é uma cidade de nível municipal situada no norte da província de Shandong , na República Popular da China. A cidade propriamente dita fica na margem norte do Rio Amarelo, enquanto sua área administrativa se estende por ambos os lados do seu curso”.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...