quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão em festa. Adelaide Esteves celebra 100 anos e faz “inveja” pela saúde e autonomia

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Adelaide Emília Dantas Esteves nasceu a 28 de janeiro de 1922 e é mais uma centenária famalicense. A celebrar hoje um século de vida, esta famalicense, nascida na freguesia de Candemil, concelho de Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, escolheu Vila Nova de Famalicão para viver, depois de parte da vida em regime “nómada”, fruto da atividade profissional do marido, que era agente da PSP.
Desde há muitos anos, decidiu morar em Vila Nova de Famalicão, no centro da cidade, onde o marido, chefe Salvador Esteves da PSP, falecido já há mais de 40 anos, exerceu funções.

Diz quem a conhece que Adelaide é detentora de “memória ímpar”, mantendo-se “autónoma no seu quotidiano”. “Até faz ‘inveja’ ver alguém atingir tão bonita idade e em tão bom estado físico e mental”, refere a família.

“Praticamente desde que nasceu o seu filho mais novo, já lá vão mais de 60 anos, que nunca teve necessidade de se deslocar a um médico ou a um hospital. Contam-se pelos dedos duma mão uns raros episódios de deslocações de médicos a casa, apenas quando surgia alguma gripe mais forte ou algo parecido, e sempre após grande insistência da família, pois para ela está sempre tudo bem. Não toma nenhuma medicação, ainda consegue ler e escrever, vê televisão, está sempre a par de todas as notícias do dia a dia e o seu grande ‘vício’ é, imagine-se, comer chocolate”.

Adelaide mantém, assim, uma vida ativa, adoçada por uma descendência composta por três filhos, oito netos e cinco bisnetos.

“Completar um século de vida é pertencer à História do mundo de uma forma mais profunda, autêntica e rara. Hoje, a nossa querida familiar alcança essa grande meta e não poderíamos estar mais felizes. Parabéns por celebrar 100 anos querida mãe, sogra, avó, bisavó e amiga”, escreveu a família.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...