quant
Fique ligado

Notícias

Famalicão e cidade dos EUA partilham experiências na mobilidade urbana

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O exemplo do “Voltas”- serviço de transporte público municipal -, os passes sociais e escolares e as parcerias realizadas pela autarquia de Vila Nova de Famalicão com os operadores suscitaram o interesse da cidade norte-americana de Fort Collins, que poderá replicar estas medidas. Uma comitiva desta cidade está de visita ao concelho famalicense,desde 6 de novembro, a fim de partilhar experiências no âmbito do tema da “mobilidade urbana de baixo carbono”, preocupação“central” das duas congéneres, cuja partilha de interesses é possível através do Programa Internacional de Cooperação Urbana(IUC), desenvolvido com o apoio da União Europeia.

Este programa conecta cidades de diferentes regiões do globo para compartilharem soluções para problemas em comum, como parte de uma estratégia delongo prazo da União Europeia de fomentar o desenvolvimento urbano sustentável em cooperação tanto com os setores públicos e privado quanto com grupos comunitários e cidadãos.

Do lado de Famalicão, aambição é “aprender com os caminhos abertos por Fort Collinspara a promoção de mobilidade de bicicletas”, fez saber fonte daautarquia liderada por Paulo Cunha.

No entanto, este encontro pode ainda resultar em “cooperação” noutras áreas, como o “empreendedorismo” e “economia circular”.

As atividades do IUC darão suporte à obtenção de objetivos políticos tanto a nível local, como os relacionados com importantes acordos internacionais sobre desenvolvimento urbano e mudanças climáticas, como a Agenda Urbana, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

Fort Collins é uma cidade localizada no estado americano do Colorado, no Condado de Larimer. Fundada em 1864, e incorporada em 1883,tem, segundo o censo nacional de 2010,uma área de 143,82 km², dos quais 3,3 km² estão cobertos por água. Em 2017, estavam contabilizados nesta cidade 165.080 habitantes.

A participação de Famalicão no IUC está inserida nas intenções de “internacionalizar” o concelho, desafio posto à prova pelo executivo municipal encabeçado por Paulo Cunha. J.F./C.V.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...