quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão com porta de entrada na Ilha do Príncipe

Avatar

Publicado

em

Publicidade

O presidente do Governo Regional do Príncipe disse hoje que o município de Vila Nova de Famalicão é “o parceiro certo” para o sucesso da estratégia de desenvolvimento da ilha.

José Cardoso Cassandra foi esta quinta-feira, 20 de fevereiro, recebido no salão nobre dos Paços do Concelho pelo presidente da autarquia famalicense, Paulo Cunha, numa cerimónia marcada pela assinatura de um memorando de cooperação que vai favorecer a criação de uma estreita colaboração entre as diferentes instituições de Famalicão e da Região Autónoma do Príncipe, sobretudo nos domínios da educação e formação, economia e empreendedorismo, cultura e sustentabilidade ambiental.

“Temos uma visão muito clara do nosso processo de desenvolvimento, assente na sustentabilidade e na conservação da biodiversidade, e olhamos para a experiência de Famalicão para nos ajudar a fazer esse caminho”, referiu hoje o presidente do Governo Regional do Príncipe, de visita a Famalicão até amanhã, sexta-feira, no âmbito da Agenda Urbana para a Internacionalização do Município.

Do programa previsto destaca-se a visita da comitiva ao departamento municipal Famalicão Made In, ao Citeve, Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e ao CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes; ao CIIES – Centro de Investigação e Inovação para o Ensino Superior e reunião com Vereador da Educação, Leonel Rocha, e às empresas Riopele e Vieira de Castro. O encontro culmina com uma visita à Casa de Camilo – Museu.

Na receção desta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão enalteceu a posição geoestratégica da Ilha do Príncipe, como “uma porta de entrada do setor empresarial famalicense no continente africano”.

Paulo Cunha apontou ainda a dimensão da sustentabilidade como uma das grandes marcas da Região Autónoma do Príncipe. “Um território que é Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO e que tem um patamar interessante de desenvolvimento é um ‘case-study’ da forma como podemos compatibilizar o desenvolvimento económico com a proteção do ambiente. Queremos evoluir também a esse nível e esta cooperação dá-nos condições únicas para isso”, referiu.  

José Cardoso Cassandra deixou ainda uma palavra aos empresários do concelho. “Queremos apostar nas pequenas indústrias de transformação para valorizarmos ainda mais os nossos produtos, como o cacau, a pimenta, a baunilha, a banana e o abacaxi. Famalicão pode-nos ajudar bastante nesta matéria e queremos contar com os empresários do concelho para olharem para o nosso mercado como um mercado com forte potencial”, disse.  

Refira-se que este encontro insere-se na Estratégia de Diplomacia Urbana de Famalicão, que tem em vista o aprofundamento de relações de cooperação institucional, económica, cultural e social com cidades e regiões, gerando parcerias profícuas entre empresas, centros de investigação, universidades e escolas, e outras instituições. Nesse sentido, Famalicão tem vindo a desenvolver contactos de cooperação com outras cidades e regiões internacionais, como é o caso da Ilha do Príncipe, a segunda maior ilha do República Democrática de São Tomé e Príncipe, verificando-se a vontade conjunta de formalização de um acordo de geminação que permita uma cooperação institucional potenciadora de novas e estimulantes oportunidades para as respetivas comunidades.

Recorde-se que Vila Nova de Famalicão é, desde 2013, geminado com a Câmara Distrital de Lobata de S. Tomé e Príncipe.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...