https://autosolucoes.pt/campanhas/

Famalicão celebra Dia da Cidade com homenagem pública a instituições e personalidades

O Deputado ao Parlamento Europeu e presidente da Assembleia Municipal de Famalicão, Nuno Melo, vai ser homenageado com o mais alto galardão do município de Vila Nova de Famalicão, a Medalha de Honra do Município. O reconhecimento vai acontecer no próximo dia 9 de julho, durante a cerimónia do Dia da Cidade.

Ao todo, o município vai prestar homenagem pública a 37 personalidades e a 15 instituições que se destacaram nas mais diversas áreas de ação na comunidade, desde a benemerência, à cultura, do desporto à economia, ao mérito autárquico e à medalha de honra.

Para além de Nuno Melo, serão ainda consagrados com a Medalha de Honra o Cônsul Geral de Portugal em Paris, Carlos Manuel Folhadela de Macedo Oliveira e, a título póstumo, o antigo presidente da Câmara Municipal de Famalicão e Provedor da Santa Casa da Misericórdia, José de Azevedo e Menezes.

No dia em que passam precisamente 36 anos da elevação de Famalicão à categoria de cidade, exalta-se o orgulho coletivo e proclama-se os bons exemplos comunitários com uma cerimónia que será transmitida em direto através do portal do município em www.famalicao.pt e da página de facebook oficial em https://www.facebook.com/municipiodevnfamalicao.

A sessão solene decorre na Casa das Artes, a partir das 18h00, sendo a cerimónia presencial restrita aos homenageados e familiares diretos, respeitando as indicações da Direção Geral de Saúde, no âmbito da prevenção da Covid 19.

A Medalha de Mérito Municipal de benemerência será entregue às instituições do Centro Social e Cultural de Riba de Ave e do Centro Social e Paroquial de São Tiago de Antas e ainda ao médico Augusto Fernando Oliveira Duarte e ao dirigente e voluntário Celso Francisco Sousa Branco.

A Medalha de Mérito Cultural vai distinguir os Agrupamentos de Escuteiros de Requião, de Esmeriz, de Mouquim e de Vilarinho das Cambas. O Centro Artístico Casa ao Lado; o Colégio Machado Ruivo e a Fecapaf – Federação Concelhia de Associações de Pais de Vila Nova de Famalicão. Serão ainda homenageados nesta área os Grupos de Zés Pereiras “Os Delaenses” e “Os Divertidos”, para além de Anquises Fernando Cróccia Barbosa de Carvalho; Augusto Correia da Silva; Aurora dos Anjos Guimarães Ferreira Marques; Fernando Manuel Santos Lopes; Fernando Pereira da Costa (a título póstumo); Ivo Faria de Oliveira; João Afonso Machado Pinheiro Lobo da Figueira; Joaquim Pereira Rodrigues; Luís Filipe Moreira de Araújo; Manuel Joaquim Carneiro da Costa; Maria do Sameiro Fernandes Figueiredo; Patrícia Margarida Silva Costa e Rosa da Conceição da Silva Moreira.

Com a Medalha de Mérito Municipal Desportivo serão distinguidas as associações Vento Norte; Associação de Pesca Desportiva Tílias Landinense e a Associação de Moradores da Urbanização Colina do Ave. Serão ainda reconhecidos António Luís Ribeiro Lemos; Francisco José Machado Correia de Paiva; José Carlos Rodrigues de Sousa Caldeira e Luís Emanuel Ferreira Vaz.

A Medalha de Mérito Municipal Autárquico será entregue a Adelino Santos Oliveira; António Alberto Simões da Costa; Armando Jorge Pinheiro Rodrigues de Carvalho; Delfim Fernando Machado Abreu; João Carlos Pereira Alves Ferreira e a Laurentino Arauto da Silva (A título póstumo).

Entretanto, a Medalha de Mérito Municipal Económico irá distinguir a Serração de Nine; Alcino Gonçalves de Freitas; André Marques Vieira de Castro; Artur Manuel Duque da Silva; Isabel Maria Gonçalves Folhadela de Oliveira Mendes Furtado; José Alexandre Gonçalves de Oliveira; Libório Ribeiro da Silva; Luís Duque da Silva; Manuel Rocha Fernandes e Mário de Azevedo e Silva.

Leia também...