Famalicão – Bolsa de Voluntários Covid 19 com quase 100 inscritos num dia

Em 24 horas, a bolsa de voluntários criada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para fazer face ao combate à propagação da pandemia da doença Covid-19 no concelho e para auxilio das pessoas, recebeu a inscrição de 80 pessoas com idades entre os 25 e os 45 anos.

As tarefas com maior resposta são o apoio na alimentação, na compra de medicamentos e na ligação com as unidades de saúde para obtenção de receituário crónico.

Os interessados deverão fazer a sua inscrição no site do Banco de Voluntariado de Vila Nova de Famalicão disponível em http://voluntariado.famalicao.pt, onde devem indicar a sua disponibilidade em termos de tarefas a desenvolver.

O objetivo é criar respostas em diversas frentes, nomeadamente no apoio a cidadãos institucionalizados, seniores e portadores de deficiência; a cidadãos com infeção COVID – 19; na compra de medicamentos nas farmácias e entrega no domicilio; na compra e entrega de bens de primeira necessidade e entrega no domicilio; na ligação com as unidades de saúde para obtenção de receituário crónico, ajudar na limpeza e higienização de espaços e acolhimento temporário de animais de companhia.

Refira-se que esta Bolsa de Voluntários Covid 19, insere-se no Banco Municipal de Voluntariado que foi criado em 2008, tendo como entidade coordenadora a Câmara Municipal. Este banco tinha cerca de uma centena de voluntários ativos.

O Banco visa promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado, sensibilizar os cidadãos e as organizações, divulgar projetos e oportunidades de voluntariado, contribuir para o aprofundamento do conhecimento do mesmo e disponibilizar ao público informações sobre voluntariado. Visa ainda acolher candidaturas de pessoas interessadas em fazer voluntariado, bem como receber solicitações de voluntários por parte de entidades promotoras, procedendo ao encaminhamento de voluntários para estas entidades e acompanhando a sua inserção.

Plataforma + Cidadania estendida à educação Pré-escolar

Tendo em consideração o panorama atual que vive a nossa sociedade face ao novo Coronavírus-COVID 19, o Município de Vila Nova de Famalicão, em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, anuncia que a Plataforma +Cidadania, disponível em maiscidadania.cim-ave.pt passa a estar também disponível para a Educação Pré-Escolar.

Destinada a crianças do pré-escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico, encarregados/as de educação e docentes, esta ferramenta de suporte verdadeiramente inovadora foi criada com o objetivo de prevenir e reduzir o abandono escolar precoce, e de promover um espaço de aprendizagem online e seguro, dinâmico e interativo, de partilha de ideias e experiências, no âmbito do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave.

Ao aceder a maiscidadania.cim-ave.pt encontram-se várias áreas e funcionalidades. Esta plataforma assume-se como um espaço seguro de aprendizagem, colaboração e partilha, unindo a comunidade educativa e contribuindo como um recurso adicional para o processo de ensino/aprendizagem que se pode continuar a desenvolver a partir do domicílio de cada um.

Pretende-se, através de atividades multimédia dinâmicas, interativas e lúdicas, proporcionar às crianças e alunos/as um ambiente facilitador de aprendizagem, no qual se aprende brincando, ao ritmo individual de cada utilizador/a, e de forma criativa. Destaque para um sistema de gestão de crachás, integração do Currículo Local, com informação sobre o património e o poder local, conteúdos curriculares e conteúdos para trabalhar a Educação e Cidadania, bem como integração de projetos educativos e comunitários.

Obrigado por ler esta notícia

Veja tambem