quant
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão assinala Dia dos Museus com debates, espetáculos e visitas virtuais

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Entre 15 e 18 de maio, o município de Vila Nova de Famalicão promove uma conferência online, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, que este ano é celebrado pelo Conselho Internacional dos Museus (COM), com o tema “O Futuro dos Museus – Recuperar e Reimaginar”.

“Juntos fazemos museus. Pensar o desenvolvimento sustentável” é uma das muitas temáticas do programa de Famalicão para celebrar esta iniciativa, que terá início às 15h00 do dia 15, através do Zoom, “abordando conceitos e exemplos de boas práticas que facilitam a compreensão de como os museus poderão atuar neste novo paradigma do desenvolvimento sustentável”.
Como oradoras convidadas, são esperadas a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, a museóloga e investigadora Graça Filipe, a diretora do Museu de Lisboa e presidente do International Committee for the Collections and Activities of Museums Of Cities, Joana Sousa Monteiro, e a professora da Universidade de Aveiro Sara Moreno Pires. Como moderadora estará Mariana Espel, do projeto Usina de Eureka.
“A esta conferência juntam-se outras três dezenas de atividades, online e presenciais, a decorrer a partir das diversas estruturas museológicas do concelho e que incluem por exemplo música, cinema, oficinas, visitas, etc.”, anunciou o Município, em nota de imprensa.
Para participar, os interessados têm até 13 de maio para se inscreverem, através do email rededemuseus@famalicao.pt.
No primeiro dia do evento, 15 de maio, às 22h00, a chamada “Noite Europeia dos Museus” será assinalada com o concerto dos músicos Gil Cadeias e Pedro Vilaça, no Museu Bernardino Machado, com transmissão através da página de Facebook daquele espaço.
Um dia depois, às 11h00, o Grupo Etnográfico Rusga de Joane irá apresentar, online e presencialmente, “Vivências do Linho”, no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave. Para assistir via online, os interessados podem aceder a página de Facebook da Rede de Museus de Famalicão. Para assistir presencialmente, estão abertas as inscrições para dez lugares, até 13 de maio, através do email geral@museudaindustriatextil.org.
A 17 de maio, pelas 11h00, o público poderá visitar, virtualmente, a exposição “Ligados em Rede: Museus de Vila Nova de Famalicão” e conhecer os 13 espaços museológicos integrantes. O acesso faz-se através do portal do Famalicão ID, em www.famalicaoid.org.
No último dia de celebrações, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, a proposta é para uma visita virtual ao Museu Bernardino Machado, em www.bernardinomachado.org/, legendada e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, “que convida a conhecer os recantos do Palacete Barão de Trovisqueira”. E ainda “uma visita à exposição “Espaço Mário Cesariny”, na Fundação Cupertino de Miranda, que traz à memória o espaço-vida-obra do poeta, pintor, tradutor, considerado um dos grandes mestres do surrealismo plástico e literário português”.
Durante os quatro dias de evento, o público poderá aceder a um QR Code instalado em cada museu, no âmbito do projeto “Musear por Vila Nova de Famalicão”, que contém roteiros para explorar os espaços culturais.
O programa completo desta iniciativa pode ser consultado em www.famalicao.pt.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...