Auto Soluções- Campanha verão 2022

Famalicão abre o apetite para a Galinha Mourisca

A receita descrita por Camilo Castelo Branco no livro “O Santo da Montanha”, de 1866, é a estrela de mais um fim-de-semana gastronómico em Vila Nova de Famalicão. A Galinha Mourisca, prato da ementa camiliana, dá o mote para uma nova edição da iniciativa “Dias à Mesa” que arranca já nesta sexta-feira, 10 de junho, em quatro restaurantes do concelho. 

Até dia 13, os famalicenses vão poder saborear esta suculenta receita que foi recuperada da literatura de Camilo e reinventada por dois conhecidos chefs da terra – Renato Cunha (Ferrugem) e Lígia Santos (Club MasterCOOK e Casas da Li).

“As Festas Antoninas são também uma boa oportunidade para promover, junto daqueles que nos visitam, aquilo que Famalicão tem de melhor. Ao apresentarmos este prato nesta edição dos Dias à Mesa estamos precisamente a puxar pela nossa identidade, aliando a gastronomia a outro produto estratégico do município, a obra de Camilo e a Rota Camiliana”, refere o presidente da autarquia, Mário Passos.

Refira-se que a Galinha Mourisca será servida de 10 a 13 de junho em quatro restaurantes do concelho: Ferrugem; ME.AT; Moutados e Oprato. 

Este é o quarto momento de um longo menu de degustação servido ao longo do ano por 24 restaurantes do concelho que se associam à iniciativa promovida pela autarquia. 

O Dias à Mesa realizam-se ao longo de todo o ano, numa conjugação perfeita com os produtos locais e da época, que enaltece os saberes e sabores de Vila Nova de Famalicão, numa parceria com os restaurantes e indústria locais, que atrai os apreciadores da boa cozinha regional, nos seus múltiplos formatos. O convite à degustação surge em dias específicos, e em harmonização com os melhores vinhos, conjugando a gastronomia com uma agenda de atividades muito atrativa e mobilizadora.

Refira-se que a iniciativa prevê um desconto de 10% direto nos restaurantes, mas também nos alojamentos aderentes para os visitantes que se desloquem a Vila Nova de Famalicão durante os dias em que decorre cada momento anunciado. A promoção não é acumulável com outros descontos e é válida mediante reserva direta nos estabelecimentos.

Enaltecer a boa cozinha regional e proporcionar aos apreciadores da boa cozinha experiências gastronómicas únicas são os principais objetivos dos Dias à Mesa, que se realiza ao longo de todo o ano aliado à agenda municipal de atividades.

Mais informações em www.famalicao.pt.

Leia também...