https://emac.autosolucoes.pt/

Esta segunda feira pode receber um livro de poesia se for a Santo Tirso

O escritor angolano Ondjaki e o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, vão distribuir livros de poesia em vários pontos da cidade, amanhã (21 de março), entre as 09h00 e as 09h45, no âmbito da semana da “Poesia Livre”.

Ondjaki e Alberto Costa vão oferecer livros à população, entre antologias de poesia e obras de autores tirsenses, durante um périplo pela cidade que terá início, às 09h00,junto ao edifício da Câmara Municipal e passará pela tradicional feira de Santo Tirso.

A iniciativa estende-se a outros zonas do concelho, onde alunos dos diversos agrupamentos escolares irão estar, também, na rua para distribuir livros pela população. 

No total, neste último dia da “Poesia Livre”, o Município de Santo Tirso vai oferecer mais de mil livros de poesia, numa ação que o presidente da autarquia, Alberto Costa, classifica como “uma forma de levar poesia a todos os lugares do concelho”.

Esta iniciativa acontece depois de, ontem à noite, Ondjaki ter sido homenageado numa sessão que decorreu no edifício da Câmara Municipal.

No final do tributo que lhe foi dirigido, no âmbito da “Poesia Livre”, o escritor angolano disse sentir-se “de coração cheio”, não apenas devido à homenagem de que foi alvo, mas também ao contacto que teve com as crianças e jovens das escolas de Santo Tirso por onde passou nos últimos dias.

“A parte que mais me tocou foi o contacto com as crianças e os adolescentes, e até com as ‘crianças’ da universidade sénior com quem também estive”, confessou. “Levo daqui novas ideias sobre como trabalhar a cultura, a poesia e a música, que vou tentar implantar, também, em Angola, dentro das nossas possibilidades culturais”, acrescentou.

Perante tudo isto, Ondjaki adiantou que “o difícil não foi chegar, difícil será sair de Santo Tirso”, sublinhandoencarar a homenagem de que foi alvo não apenas como um tributo à sua obra, mas também “a toda a literatura angolana”.

Leia também...