quant
Fique ligado

Santo Tirso

Espólio da Aves TV doado à Junta

Avatar

Publicado

em

Publicidade

Cerca de “300 cassetes, quase 600 horas de imagem, uma câmara, uma mesa de mistura, microfones, auscultadores e um monitor” contam a história da Aves TV. O espólio cultural foi doado à Junta de Freguesia a 28 de abril.

A primeira emissão deste órgão de comunicação social foi para o ar em abril de 1987. Dois anos depois, em maio de 1989, assistia-se ao fim do projeto. Os mentores da Aves TV, Vasco Oliveira e João Gomes, decidiram, no ano em que se celebram 30 anos desde a inauguração do canal, doar o espólio à Junta de Freguesia de Vila das Aves. Ao Jornal do Ave, Vasco Oliveira explicou que não sabia o que havia de fazer ao espólio que conta a história da Aves TV. e, por isso, em conjunto com João Gomes, decidiu doá-lo. Uma história que agora é partilhada com todos os avenses. “Já devíamos ter feito há mais tempo”, realçou.
“Conhecer Portugal”, “A palavra do médico” ou “Profissões” são rúbricas que Vasco Oliveira não esquece, bem como “muitos bons momentos”. Entrevistaram várias personalidades, entre elas Amália Rodrigues, que, garantiu o fundador, “não acreditava que eram uma televisão pirata”. “Os diretos arcaicos e as muitas invenções” que a equipa se viu obrigada a fazer farão sempre parte da história da Aves TV, agora disponível no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila das Aves. Em breve, o espólio será transferido e exposto na entrada da Junta e, para o consultar, os interessados terão que fazer “um requerimento”, sendo acompanhados por alguém da Junta de Freguesia no momento da consulta, “para não haver o uso indevido de algumas filmagens”, esclareceu a presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, Elisabete Faria.
A autarca considera esta doação “importante, porque reflete o que foi Vila das Aves entre 1987 e 1989”. “É parte da história da Vila”, acrescentou Elisabete Faria.
“O que eu gostaria era que fôssemos para a frente com uma Aves TV a partir de agora, mas, não sendo possível, admiramos a atitude e reconhecemos que foi um gesto louvável para a freguesia”, finalizou a presidente da Junta.
Da história da Aves TV fizeram parte João Gomes, Vasco Oliveira, José Meireles, Eugénio Rompante, Luís Guimarães, Padre Fernando de Azevedo Abreu, Anabela Azevedo, Cândida Ferreira, Carolina Ferreira, Fátima Costa, John Casanova, Júlia Neves e Xavier Calçada.
O momento contou ainda com a atuação da Universidade Sénior de Vila das Aves.

Continuar a ler
Anúncio

Pode ler também...